PGR vai denunciar PMs omissos em 8/1
Foto: Breno Esaki/Metrópoles
A Procuradoria-Geral da República fará a primeira denúncia de agentes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) envolvidos na tentativa de golpe do 8 de Janeiro em 15 dias. O prazo da primeira denúncia contra autoridades foi revelado pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, em entrevista à coluna. Outras fontes da PGR informaram que as primeiros acusados serão da polícia.
Responsável pelo inquérito do 8 de Janeiro, Santos disse que a PGR definiu três grupos de análise sobre os envolvidos nos atos terroristas: os instigadores, os executores e as autoridades. Este último grupo, para o subprocurador, deve receber a maior punição dentre os três.
“As autoridades que praticaram, ou participaram, ou aderiram a esses atos tinham plena consciência. É uma investigação que tem que ser feita de forma mais refinada, mas estamos fazendo e em breve, nos próximos 15 dias, espero que tenhamos uma resposta”, disse Santos.
O grupo de autoridades, segundo o subprocurador, é composto por civis e militares e que serão denunciados por tentativa de golpe e de ruptura do regime democrático. Dentro da PMDF são investigados: Jorge Eduardo Naime, ex-comandante de Operações da corporação, o coronel Fábio Augusto Vieira, comandante-geral da PMDF, e Marcelo Casimiro, comandante do Batalhão da Esplanada.
Assista ao trecho da fala de Carlos Frederico Santos abaixo.