Prefeita é acusada de “fazer book” em água suja de enchente

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A prefeita de Atalaia (40 km de Maceió), Ceci Hermann (MDB), foi alvo de críticas neste fim de semana após publicar no Instagram uma foto dentro da água na enchente em sua cidade. A imagem repercutiu nas redes sociais, e a prefeita foi questionada por supostamente fazer pose para as fotos durante a ocorrência que deixou mais de 20 mil pessoas fora de suas casas em Alagoas. Em conversa com a coluna, Ceci se disse triste com a repercussão e afirmou que essa não foi a primeira vez que entrou na água de enchente para ajudar as vítimas. Também apontou machismo nos ataques que sofreu. Ninguém vai entrar em uma água suja daquela para fazer book de moda. Se fosse homem, será que teria essa repercussão? É muito difícil ver uma mulher colocando a mão na massa e aceitar. Isso é meio fora da caixa. Ceci Hermann, prefeita de Atalaia (AL)

Ceci diz ter entrado na água durante enchentes em dois outros momentos: em 2017, quando era secretária de Assistência Social na cidade de Pilar, e em 2021, já como prefeita de Atalaia. Agora em 2023 não foi diferente, não entendi as críticas. Não foi uma coisa que fiz nesse final de semana… Eu fiz sempre! Se fosse novidade, tudo bem ser criticada, mas não foi. Atalaia é novamente uma das cidades mais atingidas pelas chuvas em Alagoas. Tem 1.250 desabrigados e desalojados, segundo dados da Defesa Civil Estadual.

“Foto ocorreu após resgate de idosa.” A prefeita diz que a foto que viralizou foi tirada após ela ajudar uma mulher com a equipe de resgate. Continua após a publicidade Eu salvei criança, cadeirante, idosa… Naquele momento eu tinha acabado de retirar uma senhora com o braço quebrado e que é cega. Ceci Outro ponto que Ceci rebateu é sobre o look que estaria usando no momento da foto. Alguns dos comentários falaram que ela estaria com roupas caras para aparecer melhor na foto. Neste momento não cabe politicagem ou olhar o look do outro: tem de se colocar no lugar da população, dia e noite. Eu não consegui dormir direito, comer direito. Quero estar na rua não como prefeita, mas como ser humano, para fazer mais, estar presente na vida das pessoa e trabalhar para ajudar recomeçar.

No Twitter, uma internauta criticou a ação da prefeita dizendo que as fotos se assemelham a um “editorial de moda”. Outros usuários questionaram se a prefeita estaria realizando um ensaio fotográfico diante das enchentes.

 

Ceci é figura conhecida da política alagoana: já foi secretária de Ciência e Inovação do Estado na gestão Renan Filho (MDB) e secretária de Pilar, cidade vizinha a Atalaia, comandada pelo seu ex-marido, Renato Filho (MDB). Ela foi candidata pela primeira vez em 2020, quando venceu a disputa em Atalaia. Na ocasião contou com apoio do então marido, que em 2020 foi reeleito prefeito de Pilar. Ceci e Renato se separaram neste ano, e o grupo político teria rachado. A prefeita não quis entrar em detalhes sobre o tema, mas especula-se que em 2024 é provável que ela dispute a reeleição sem o apoio do ex-marido e pai do seu filho.

Acredito que, por estar perto do ano eleitoral, o fato de eu ser mulher divorciada se tornou uma fragilidade maior. Mas eu continuo prefeita, sempre fiquei junto do povo. Seria muito mais criticada se não tivesse colocado a mão na massa. A população precisa de apoio político, mas também humanitário. Ali não era política, era se colocar no lugar do outro.”

 

Uol