Senadores bolsonaristas não param de pedir impeachment no STF

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Senado já recebeu seis pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em 2023, segundo levantamento feito pela coluna por meio de dados da Casa.

O recordista é o ministro Alexandre de Moraes, com quatro pedidos. Há também requerimentos de impeachment contra os ministros Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso.

O único pedido que conta com assinaturas de senadores é o pedido contra Barroso, protocolado após o ministro dizer, em evento da UNE (União Nacional dos Estudantes), que “derrotamos o bolsonarismo”.

As demais petições foram protocoladas por cidadãos comuns, sem mandato. Em um dos requerimentos contra Gilmar, a alegação também envolve Moraes, alvo preferido da militância bolsonarista.

No caso, o autor alega que seria necessário “restabelecer a ordem” no STF e que isso só seria possível com o impedimento de um dos ministros que chancelam as decisões do presidente do TSE.

Pedidos de impeachment contra ministros do STF em 2023 até agora:

Alexandre de Moraes: 4 petições;
Gilmar Mendes: 1 petição;
Luís Roberto Barroso: 1 petição.
Em 2022, o Senado recebeu 11 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo. No ano anterior, 2021, o número foi bem maior: foram 24 petições.

Metrópoles