Bolsonarista foragido abre empresa nos EUA
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
Foragido nos Estados Unidos (EUA) desde 2021, o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos abriu uma empresa no estado da Flórida para recriar o Terça Livre, canal alvo do inquérito das fake news, no Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com o flcompanyregistry, site que verifica os registros de empresas no estado norte-americano, a Artigo 220 Corp foi criada em 20 de outubro de 2021 na Flórida, sob o nome de Allan dos Santos. A informação foi divulgada primeiro pelo Uol e confirmada pelo Metrópoles.
A criação da nova empresa ocorreu na mesma época em que o ministro do STF Alexandre de Moraes emitiu para a Polícia Federal (PF) o pedido de prisão preventiva do militante bolsonarista.
Na decisão sobre a prisão, o ministro do Supremo afirma que existe “uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4.781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”.
O nome da empresa, Artigo 220 Corp, refere-se ao artigo 220 da Constituição Federal, que trata liberdade da “manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação”. A Artigo 220 Corp segue ativa.
Atualmente, com auxílio do site “Notícias sem Máscara”, onde textos de Allan dos Santos são publicados desde janeiro, Terça Livre e Artigo 220 parecem ser usados como sinônimos. O perfil do extremista no LinkedIn mostra que ele é o “dono” da empresa desde janeiro de 2022.
Ao entrar no site, uma newsletter do militante bolsonarista aparece e supostamente tem mais de 77 mil assinantes. Allan dos Santos usa a ferramenta para continuar escrevendo “análises políticas”, pedir doações e divulgar novos projetos.
“O Terça Livre/Artigo200 (sic) está vivo! O jornalismo independente não pode morrer. Assine para ter acesso completo à newsletter. Não perca uma atualização!”, diz descrição do projeto.
Veja a divulgação da newsletter:
Por outro lado, Allan dos Santos segue impedido pelo STF de ter contas nas redes sociais. Mas o militante bolsonarista continua ignorando a decisão da Corte e já criou diversas contas desde 2021.
Em 31 de janeiro, o extremista participou de encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com a comunidade brasileira em Orlando, nos Estados Unidos (EUA). O evento foi promovido por uma organização conservadora de brasileiros que moram na Flórida.
Durante o encontro, organizado pela Yes Brazil USA, Bolsonaro citou Allan dos Santos, que estava na plateia. Em seu discurso, o ex-mandatário disse: “Eu tenho encontrado com quem, Allan dos Santos? Vários brasileiros que querem voltar para o Brasil, mas estão temerosos com a sua liberdade lá em nosso país”.