Hacker ajudou a tirar Lula da cadeia e a pôr Bolsonaro
Foto: Reprodução
O colunista do UOL Kennedy Alencar fez uma relação do impacto do hacker da Vaza Jato, Walter Delgatti Neto, preso pela Polícia Federal, nas vidas de Lula (PT) e do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante o programa Análise da Notícia, Kennedy afirmou que a operação da PF que prendeu o hacker poderá ajudar a prender Bolsonaro por crimes contra a democracia.
Involuntariamente, Delgatti vai ajudar a democracia duas vezes. Ajudou a tirar Lula da cadeia e a corrigir uma injustiça, e depois pode contribuir decisivamente para mandar Bolsonaro para a cadeia. Mesmo involuntário, é irônico que quem ajudou Lula a sair, vai colocar Bolsonaro na prisão.
Kennedy Alencar
Vaza Jato foi fundamental para Lula. A divulgação do material que ficou conhecido como Vaza Jato, e que foi hackeado por Delgatti, foi fundamental para trazer elementos de interesse público à tona para mostrar desmandos na Operação Lava Jato. O material acabou sendo decisivo para criar um clima político, e também um clima jurídico, para Lula sair da prisão.
Bolsonarismo tentou melar a eleição de 2022. Agora, o bolsonarismo procurou Delgatti durante o processo eleitoral de 2022 e isso acabou sendo descoberto. Bolsonaro recebeu Delgatti no Palácio do Alvorada em agosto do ano passado e há suspeitas de que houve um pedido para invadir urnas eletrônicas e também criar uma urna fake. Por isso, Delgatti pode contribuir para colocar Bolsonaro na prisão.
Zambelli está sendo jogada ao mar. Desde que a deputada federal Carla Zambelli (PL) correu atrás de um eleitor do PT com uma arma em punho no ano passado, ela caiu em desgraça junto a Bolsonaro e houve um afastamento entre ambos. Hoje, a deputada sofre uma injustiça, após ter prestado muitos serviços ao bolsonarismo e apoiado o golpismo, por ser jogada ao mar e abandonada por Bolsonaro e pelo PL. Diante da situação, Zambelli se torna uma possível candidata a uma delação premiada.
Encontro de Delgatti e Bolsonaro pode ter relações com atos golpistas de 8 de janeiro. Todo esse cenário está na raiz dos atos golpistas do dia 8 de janeiro e hoje há uma convicção da PF e do STF que Bolsonaro precisa ser responsabilizado criminal e politicamente pelos atos golpistas. Suas atitudes foram no sentido de criar uma atmosfera política e estimular o que ocorreu no Distrito Federal.
Entendo que a operação contribuiu e aproxima Bolsonaro cada vez mais da cadeia, porque não interessa para Zambelli fraudar a urna eletrônica. Zambelli é alguém que foi utilizada pelo mandatário para o cometimento de um crime contra a democracia.
Kennedy Alencar