Lula viaja ao Nordeste para levar esperança
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca, nesta quinta-feira (31/8), rumo a Teresina, no Piauí, para a primeira de uma lista de agendas no Nordeste até o fim de semana, com foco em combate à fome e ações de infraestrutura ligadas ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Serão visitas a três estados em dois dias, enquanto o presidente Lula adia a reforma ministerial. O presidente deve anunciar em breve nova configuração da Esplanada para encaixar os líderes do PP e do Republicanos, do Centrão, no primeiro escalão do governo federal.
Nesta quinta-feira, o mandatário abre a programação com a cerimônia de anúncio dos empreendimentos do PAC no Piauí, às 10h30. Mais tarde, às 16h, Lula participará do lançamento do plano Brasil Sem Fome, acompanhado do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social.
Uma das pautas mais caras ao presidente Lula, a agenda de combate à desigualdade social e o acesso adequado à alimentação serão fio condutor do novo programa do governo, anunciado nesta quinta. O chamado Brasil sem Fome prevê a retirada do Brasil do mapa da fome até 2030.
Segundo o governo federal, indicadores mais recentes apontam que em 2022, 33 milhões de brasileiros estavam em situação de insegurança alimentar no país.
Além disso, o plano tem como metas reduzir anualmente as taxas totais de pobreza e diminuir a menos de 5% o percentual de domicílios em insegurança alimentar grave.
Para alcançar os objetivos a iniciativa estabelece a criação de ações que promoverão aumento da renda para compra de alimentos; inclusão em políticas de proteção social; bem como a ampliação da produção e do acesso a alimentos saudáveis e sustentáveis.
O desenho do programa prevê ações em três eixos: acesso à renda, ao trabalho e à cidadania; alimentação adequada e saudável; e mobilização para o combate à fome.
Na sexta-feira (1º/9), Lula estará em Fortaleza (CE) para a cerimônia comemorativa dos 18 anos de criação do Programa Agroamigo e de 25 anos do Programa Crediamigo, do Banco do Nordeste.
Em seguida, o mandatário segue para o município de Luís Gomes, no interior do Rio Grande do Norte, onde visitará as obras do Ramal do Apodi – Túnel Major Sales.
A estrutura no interior do RN faz parte do Ramal do Apodi, e é associada à transposição do rio São Francisco. Segundo o governo federal, a conclusão das obras irá beneficiar cerca de 750 mil pessoas em 54 cidades dos potiguares, paraibanas e cearenses.
Na próxima semana, o mandatário planeja fazer um tour pelo Sudeste, também para o lançamento das obras do novo PAC. Os quatro estados (SP, RJ, MG e ES) somam a região que mais receberá investimentos do programa do governo.
A informação foi adiantada por Lula nessa terça-feira (29/8), quando Lula afirmou que pretende visitar São Paulo e Minas Gerais.
O petista disse ainda que convidará os governadores – Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Romeu Zema (Novo), respectivamente – para acompanhá-lo no evento, e alfinetou os chefes do Executivo estaduais que apoiaram Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
“Como nós somos civilizados, nós vamos fazer e convocar o governador”, disse o petista. Nesta quinta-feira, Tarcísio confirmou à imprensa que pretende aceitar o convite.