A Pesquisa Ipec que apavora o bolsonarismo
Foto: Evaristo Sá/AFP
Será divulgada dentro de alguns dias a nova pesquisa Ipec que avalia a popularidade do governo Lula. Desde sexta-feira, e até amanhã, os pesquisadores do Ipec estão rodando todos os estados para entrevistar 2002 pessoas.
É a quarta pesquisa do Ipec neste governo. Há uma expectativa de que a aprovação do governo possa ter subido.
Desde abril, quando foi feita a última pesquisa, já houve a divulgação dos resultados do PIB dos dois primeiros trimestres. E ambos surpreenderam para cima. Houve também um aumento do salário mínimo. A inflação está caindo. Na última reunião do Copom a taxa Selic baixou pela primeira vez em três anos. Mais: desde junho, o Bolsa Família, pago a 54 milhões de brasileiros, tem um valor médio de R$ 705, o mais alto da história.
Em junho, a avaliação positiva de Lula, ou seja, aqueles que avaliaram o seu governo como “ótimo” ou “bom” era de 37% (em abril, esse percentual foi de 39% e em março de 41%). Já aqueles que consideravam sua gestão “ruim” ou “péssima” há três meses alcançou 28% (contra 26% de abril e 24% em março) e os que disseram que era “regular somaram 32% (era 30% em março e em abril). A variação desde março ultrapassou a margem de erro de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.