Cid começa delação acusando Michelle
Foto: Divulgação/Zack Stencil/PL
Após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologar um acordo de delação premiada de Mauro Cid neste sábado, a família e o entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão preocupados com o potencial de que as revelações do tenente-coronel possam respingar na ex-primeira-dama Michelle, apurou o Valor.
A avaliação no entorno de Bolsonaro é que uma delação dessa natureza pode resgatar e revelar, com mais detalhes, o episódio dos pagamentos de cartão de crédito de Michelle feitos por Cid, por exemplo. E levar a mais desgastes à imagem da ex-primeira-dama, que tem pretensões políticas e não abandonou aparições em eventos do PL, seu partido, e junto ao público evangélico.
O temor com as supostas revelações que Cid venha a fazer sobre Bolsonaro e familiares também está no caráter amplo de delações premiadas e as incertezas quanto à veracidade de denúncias feitas aos órgãos de investigação e supostas provas que venham a ser apresentadas.
“Estão com receio de que se repitam casos da Lava-Jato, em que houve diversas delações com denúncias que não se comprovaram, mas que causam muita turbulência”, diz uma fonte do entorno do ex-presidente.
Por outro lado, Bolsonaro ainda mantém o receio de ser preso, que é alimentado desde o resultado das eleições presidenciais do ano passado, em que ele perdeu a reeleição para o hoje presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), dizem aliados de Bolsonaro. A leitura é de que os depoimentos de Mauro Cid aos investigadores, e ainda mais agora a futura delação, são mais um capítulo da trama para finalmente prendê-lo.
A estratégia, no entanto, segue apostando no discurso de que Bolsonaro, filhos e citados na investigações estão “tranquilos” e vêm sendo alvos de sucessivas perseguições. Na noite da última quinta-feira, no feriado de 7 de setembro, num culto religioso em Taguatinga (DF), por exemplo, a própria Michelle, acompanhada de Bolsonaro, adotou essa linha, ao chorar e reiterar que sua família está sendo perseguida.