Juízes de esquerda sugerem jurista negra no STF
Foto: Reprodução
A Associação Brasileira de Juristas Pela Democracia (ABJD) divulga nesta terça-feira uma carta aberta a Lula por meio da qual defende a nomeação da advogada Vera Lúcia Santana Araújo à vaga de Rosa Weber no STF.
No texto, a entidade externa apoio unificado de seus associados à jurista, que integra a coordenação executiva nacional. A manifestação externa a articulação do grupo por um nome progressista à Corte, preferencialmente por uma mulher negra.
Além de destacar o currículo de Vera, a ABJD ressalta sua atuação para denunciar os abusos da Lava Jato, e seu engajamento na organização sindical dos trabalhadores e da militância do movimento negro em Brasília.
Diz a carta:
“Despiciendo afirmar, ainda, que ao assumir o cargo de ministra da suprema corte, a advogada Vera Lúcia Santana Araújo agregará uma indispensável representatividade de gênero e de raça à mais elevada instância do judiciário nacional, um anseio incomensurável numa sociedade em que as mulheres, mormente as negras, não ocupam cargos públicos em proporção minimamente equânime com sua participação sociológica”.