Lula tem baixa expectativa sobre encontro com Zelensky
Foto: Samuel Pancher
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (19/9), que não tem expectativa para o encontro com o mandatário ucraniano, Volodymyr Zelensky, marcado para esta quarta-feira (19/9). O petista está em Nova York, nos Estados Unidos, onde participa da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Eles pediram e resolvemos atender”, disse Lula sobre o encontro com o presidente da Ucrânia.
Por outro lado, o chefe do Executivo brasileiro disse que está mais interessado na reunião com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos.
Lula diz que não tem expectativa para encontro com Zelensky. “Eles pediram e resolvemos atender”
“Estou muito interessado na reunião com o Biden, é muito importante”, afirmou o presidente ao chegar ao hotel em Nova York na noite desta terça-feira (19).
(🎥: @SamPancher) pic.twitter.com/0CpglQA16J
— Metrópoles (@Metropoles) September 20, 2023
Lula antecipou a volta ao Brasil para esta quarta-feira (19/9) devido a problemas de saúde. Apesar do adiamento, o presidente deve manter os encontros com Zelensky e Joe Biden.
O petista confirmou, no início de setembro, que fará a terceira cirurgia no quadril para tratar de uma dor crônica.
O presidente brasileiro é cobrado por um posicionamento mais firme contra a invasão russa à Ucrânia. O petista discursou na Assembleia Geral da ONU nesta terça e disse que a guerra “escancara nossa incapacidade coletiva de fazer prevalecer os propósitos e princípios da Carta da ONU”.
Lula tenta manter o seu posicionamento neutro sobre o conflito, sem adotar uma opinião mais dura sobre as ações do presidente russo, Vladimir Putin. Dessa forma, o petista tenta se colocar como um dos possíveis negociadores da paz, com o intuito de acabar com o conflito no leste europeu.