PT denuncia deputado bolsonarista ao STF
Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Líder do PT na Câmara, o deputado Zeca Dirceu ingressou coma uma representação criminal contra o deputado bolsonarista Gustavo Gayer (PL-GO) por divulgar fake news relacionadas à tragédia no Rio Grande do Sul.
O parlamentar compartilhou em suas redes sociais um vídeo em que uma mulher afirma que as doações para as vítimas da chuva não estão sendo repassadas. A demora seria para que tivesse tempo de voltar ao Brasil e “tirar fotos”. A postagem, comprovadamente falsa, foi apagada depois.
Dirceu quer a PGR seja intimada a apurar os fatos e instaure um procedimento de investigação criminal. O líder do PT pede que Gayer seja incluído no rol de investigados do inquérito das Fake News, em curso no Supremo. E sugere que a AGU promova ações cíveis e administrativas contra o deputado e a mulher identificada como Samara.
Para o petista, Gayer incitou a população a se rebelar contra o governo e a tumultuar a distribuição de donativos num momento de dor. O líder classificou a conduta como “grave e criminosa”, além de ser incompatível com a responsabilidade do cargo.
Afirma Dirceu:
“O Representado, em suas postagens, veicula notícias comprovadamente falsas, criando no imaginário da população vitimada a figura de um Presidente insensível e egoísta, numa conduta inconstitucional e criminosa, que traz prejuízos não só às vítimas, mas a todos que estão atuando para minorar o sofrimento presente nas referidas localidades”.