Vem aí a TV Brasil Internacional
O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta, anunciou que o governo Lula pretende retomar projeto de manter uma TV Brasil internacional em 2024. O canal teria como foco a divulgação do País no mundo e já conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), comandada por Marcelo Freixo.
Em entrevista nesta terça-feira, 17, o ministro não falou em custos do projeto, mas disse que a ideia surgiu por um “ressentimento”, como classificou, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas viagens internacionais.
O jornalista Marcos Uchoa, o ministro de Estado da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, e o presidente Lula em gravação do programa Conversa com o Presidente Foto: Ricardo Stuckert/PR
“O presidente Lula, nas viagens internacionais, se ressente muito porque ele não encontra conteúdo que mostra o Brasil e divulga as coisas do Brasil”, afirmou. “Ele tem muita vontade, desejo, de que a gente possa voltar a ter um espaço de divulgação do Brasil.” Pimenta disse já ter conversado com Freixo sobre o interesse da Embratur no projeto. Segundo ele, a agência tem vontade de ampliar a rede de televisão brasileira.
Segundo o ministro, o avanço nas tecnologias fez com que seja mais barato e viável pensar no canal internacional.
O acordo é para 32 universidades federais retransmitirem conteúdo das emissoras da EBC. A estatal de comunicação dará suporte técnico e capacitação às instituições de ensino. Diversas universidades têm emissoras de rádio e TV. É comum mesclar produções locais, conteúdos em domínio público e programas da EBC para completar a grade.
De acordo com o comunicado divulgado pelo governo federal, 7 universidades fecharam acordos para retransmissão de conteúdo televisivo, 10 instituições acordaram conteúdo radiofônico e, para 15 universidades, o acerto inclui as duas mídias.
Estadão