PIB da Inglaterra cai 35% no trimestre
Foto: Matt Dunham/AP
Caso a quarentena contra o coronavírus fique em vigor por três meses no Reino Unido, o Produto Interno Bruto (PIB) do país poderá encolher até 35% no segundo trimestre deste ano, colocando a economia em uma profunda recessão. A previsão é do Escritório de Responsabilidade Fiscal (OBR, na sigla em inglês), um órgão independente do governo.
Em relatório relativo a março, o OBR tinha apontado que as medidas restritivas poderiam provocar um rombo de 220 bilhões de libras (US$ 276 bilhões) nas contas públicas em 2021, em parte devido à queda de arrecadação e aos programas para proteger empresas e empregos durante a crise.
O órgão explicou que esse é um “cenário de referência”, não uma previsão do que vai acontecer no Reino Unido, já que não é possível saber quanto tempo a quarentena ficará em vigor.
Para calcular os 35% de recuo do PIB, o OBR considerou três meses de quarentena completa, seguidos de mais três meses de retomada da atividade econômica sob restrições parciais, período após o qual a economia se recuperaria rapidamente.
Mesmo neste cenário, a previsão do OBR é que o déficit público do Reino Unido chegará a quase 14% do PIB em 2021, quase o dobro do registrado durante a crise financeira de 208 e o nível mais alto desde a Segunda Guerra Mundial.