Alemanha começa a testar vacina em humanos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: O. Spata/DPA

A Alemanha autorizou seu primeiro teste clínico de uma possível vacina para o novo coronavírus, anunciou nesta quarta-feira (22/04) a autoridade reguladora do país, o Instituto Paul Ehrlich. A firma Biontech recebeu sinal verde para testar quatro variantes de um componente desenvolvido por ela em cooperação com a gigante americana Pfizer. O estudo será realizado em cerca de 200 voluntários. O teste clínico deverá testar sobretudo a tolerância e a segurança da substância.

O estudo, que foi o quarto a ser autorizado no mundo, representa, segundo o Instituto Paul Ehrlich, um “passo significativo” para tornar a vacina disponível o mais rapidamente possível. A entidade afirmou que a aprovação é “resultado de uma avaliação cuidadosa do perfil de risco e benefício potencial da possível vacina”.

Os testes serão realizados em 200 voluntários saudáveis, ​​com idades entre 18 e 55 anos, enquanto a segunda fase deverá incluir voluntários pertencentes a grupos de alto risco, ou seja, idosos e pessoas com histórico de doenças, e abranger até 500 pessoas.

Nem o Instituto Paul Ehrlich nem os desenvolvedores especificaram quando o teste começará, embora a Biontech tenha afirmado em comunicado que seria “em breve” e “mais cedo do que nossas expectativas”. Segundo o Instituto Paul Ehrlich, essa fase de testes dura de três a cinco meses, e só aí parte-se para um teste mais amplo.

O instituto também ressaltou que mais testes clínicos de substâncias candidatas à vacina contra a covid-19 devem começar na Alemanha nos próximos meses.

DW