Protestos contra Bolsonaro ocorrerão em 20 países
Foto: Reprodução
Mais de 20 países, nas Américas e na Europa, organizam protestos contra o presidente brasileiro no próximo domingo (28). O ato mundial Stop Bolsonaro terá manifestações presenciais e virtuais em pelo menos 50 cidades. Também há atividades marcadas no Brasil. Com variações, os organizadores pretendem denunciar a falta de política do governo brasileiro em relação ao coronavírus e os acenos de grupos pelo fim da democracia. “Em muitas partes do mundo, vamos nos opor ao fascismo e defenderemos a dignidade de todos os povos que vivem no Brasil”, afirmam.
Eles lembram ainda que até o começo de março o país não registrava casos de covid-19. Mas agora já são mais de 1 milhão de casos e um número superior a 50 mil mortes. “Devido à subnotificação, há motivos para suspeitar que estes números são ainda mais altos.” E observam também que há muitos hospitais com excesso de capacidade e existem médicos e enfermeiros entre as vítimas, sem que o governo federal adotasse alguma “medida séria” no sentido de controlar a situação.
“O lockdown nunca foi adotado em nível como procedimento oficial. Apesar da iniciativa de muitos prefeitos e governadores em todo o país, o presidente Jair Bolsonaro nunca o apoiou. Pelo contrário, ele pessoalmente contrariou essas decisões e minimizou a gravidade da pandemia em suas aparições públicas.”
Eles citam ainda a existência de aproximadamente 50 pedidos de impeachment do presidente ou pela anulação das eleições, “devido a muitas ilegalidade que possivelmente proporcionaram a vitória de Bolsonaro”. E lembram que esses pedidos devem ser aceitos pelo presidente da Câmara.