Bolsonaro bajula Fux com condecoração
Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo
O presidente Jair Bolsonaro condecorou nesta quarta-feira o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, com a admissão do magistrado na Ordem de Rio Branco, no grau de Grã-Cruz, o mais alto dos cinco níveis previstos na ordem.
Segundo o Ministério do Itamaraty, a ordem foi criada para “estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas”. A admissão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Na terça-feira, Bolsonaro fez a primeira visita a Fux, após o ministro assumir a presidência do Supremo, em setembro deste ano. O encontro durou cerca de 45 minutos e foi solicitado por Bolsonaro, para estabelecer o diálogo institucional entre os chefes dos poderes Executivo e Judiciário.
Além de Fux, também foram condecorados com a admissão na Ordem de Rio Branco os ministros da Educação, Milton Ribeiro, da Saúde, Eduardo Pazuello, das Comunicações, Fábio Faria, e da Secretaria-Geral de Governo, Luiz Eduardo Ramos. Também receberam a honraria José Levi, o advogado-geral da União, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
O DOU desta quarta-feira traz ainda condecorações em outras Ordens, das quais o presidente Bolsonaro é Grão-Mestre e, por isso, tem prerrogativa de admitir novos nomes.
Nesse contexto, também foram agraciados o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), o deputado federal e candidato à prefeitura do Rio de Janeiro Luiz Lima (PSL-RJ) e os diretores-gerais da Polícia Federal, Rolando Alexandre de Souza, e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.