Brasil é o país com mais mentiras sobre a covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

De acordo com a base de dados da International Fact Checking Network, rede de especialistas e jornalistas unidos no combate às “fake news”, o Brasil não liderou, durante a pandemia, a produção de “fake news” no mundo. Tivemos por aqui 703 notícias falsas criadas em função do novo coronavírus, menos que Indía (1.715) e Estados Unidos (1.018). O problema é que estamos isolados quanto ao conteúdo da desinformação. O Brasil lidera na tentativa de enganar a população com notícias sobre a eficácia de medicamentos, por exemplo. Mais de 70% das “fake news” criadas sobre a Cloroquina, a partir de maio, tiveram origem por aqui. Outro detalhe do tipo de desinformação por aqui: os alvos recorrentes das notícias não são o presidente, mais sim os governadores. Das 102 menções feitas a “governadores” em todo o mundo, metade saíram do Brasil.
– Um ponto interessante é que essas informações aparecem em outros paises, mas deixam de circular conforme são desmentidas, enquanto no Brasil elas se tornaram uma pauta essencialmente política. No Brasil, a defesa de medicamentos sem eficácia comprovada parece partir de figuras com posições políticas claras, explica João Guilherme Bastos dos Santos, doutor em comunicação pela Uerj.
Diante dos termos usados nas notícias falsas repassadas por aqui, da insistência em determinados assuntos e a manutenção de certos alvos, há uma forte evidência de que o país está se distanciando do debate científico em andamento em todo o mundo.
As informações constam no novo relatório “Scientific (self) isolation”, feito pelos especialistas Caio Vieira Machado, Nina Santos e Luiza Bandeira, além de João Guilherme, por meio da parceria entre INCT.DD, Laut, Digital Forensic Research Lab e Vero.

O Globo

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.