Senador democrata expõe republicanos pedindo afastamento de Trump

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carolyn Kaster/AP

O líder do Partido Democrata no Senado, Chuck Schumer, defendeu nesta quinta-feira a remoção de Donald Trump da Presidência dos EUA. A declaração de Schumer ocorre um dia após uma multidão enfurecida, instigada pelo presidente, ter invadido o prédio do Congresso, no momento que os legisladores contavam os votos da vitória de Joe Biden no Colégio Eleitoral. Deputados democratas já circulam texto de abertura de processo de impeachment contra Trump.

“O que aconteceu no Congresso dos EUA ontem foi uma insurreição contra os EUA, incitada pelo presidente. Este presidente não deve continuar no cargo nem um dia a mais”, disse Schumer, em nota divulgada à imprensa, o que cria um constrangimento aos republicanos, porque os obriga a se expor se quiserem apoiar o seu presidente.

“A via mais rápida e eficaz – que pode ser feita hoje – para remover este presidente do cargo seria a do vice-presidente [Mike Pence] invocar imediatamente a 25ª emenda”, segundo Schumer. “Se o vice-presidente e o Gabinete se recusarem a agir, o Congresso deve se reunir para impedir o presidente.”

Mais cedo, os democratas do Comitê de Justiça da Câmara dos Deputados enviaram uma carta a Pence, pedindo para que ele invoque a regra constitucional para afastar.

Para os deputados democratas, as ações recentes de Trump são suficientes para que Pence invoque a 25ª emenda da Constituição dos EUA, que prevê que um presidente pode ser removido do cargo caso seja considerado incapaz de continuar no poder por seu vice e pela maioria do gabinete de governo.

Democratas na Câmara dos Deputados já estão discutindo artigos que serão incluídos em um processo de impeachment contra o presidente Trump. Uma versão preliminar do texto, elaborada pelos deputados democratas Ted Lieu e Jamie Raskin, está sendo repassada aos demais representantes do partido na Câmara pelo presidente do Subcomitê Antitruste, David Cicilline.

No rascunho, os democratas afirmam que os manifestantes que invadiram o Congresso ontem foram encorajados por Trump. “[Ele] colocou gravemente em perigo a segurança dos EUA e suas instituições do governo. Ele ameaçou a integridade do sistema democrático, interferiu na transição pacífica de poder e colocou em perigo um dos braços do governo”, diz o texto.

Valor Econômico 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.