Deputados licenciados são chamados para votar na Câmara

Todos os posts, Últimas notícias

 Foto: Arquivo O Globo

Em uma disputa apertada como a que se desenha pela presidência da Câmara dos Deputados entre Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), cada voto conta e até mesmo quem não está no dia a dia da Casa está sendo convocado para votar. Atualmente, 16 parlamentares estão licenciados e boa parte deles já decidiu reassumir o mandato no dia 1º de fevereiro para votar no lugar de seus suplentes.

Dos deputados titulares que estão afastados, três são ministros do governo Jair Bolsonaro e 11 estão à frente de secretarias em governos estaduais ou municipais.

No DEM, partido que integra o bloco de Baleia, aliado de Rodrigo Maia (DEM-RJ), a expectativa é que Tereza Cristina (MS), ministra da Agricultura, e Onyx Lorenzoni (RS), ministro da Cidadania, retornem para a Câmara. Mas devem votar contra a posição oficial da legenda, visto que o governo do qual fazem parte apoia Lira. A assessoria de Onyx confirmou sua presença na Câmara, mas não revelou o voto.

O partido também deve contar com o retorno de Pedro Paulo, secretário municipal de Fazenda do Rio. O suplente de Pedro Paulo, Marcos Soares (DEM-RJ), está flertando com Lira, segundo um parlamentar da legenda. Por isso, Maia deve pedir a Pedro Paulo que retorne à função. Procurado pelo GLOBO, o secretário disse que, se for convocado, votará em Baleia.

— A princípio não retornarei ao meu mandato. Contudo, se for a determinação do meu partido, assim o farei. Tenho apreço pessoal pelos dois candidatos e alguns questionamentos quanto ao posicionamento institucional de ambos. Contudo, meu voto seguirá a orientação do Democratas, liderado pelo deputado Rodrigo Maia — afirmou Pedro Paulo.

Também secretário da gestão Eduardo Paes, à frente da pasta de Integridade Pública, Marcelo Calero (Cidadania) já decidiu retornar à Câmara para votar no emedebista. Assim, Otávio Leite (PSDB-RJ) não participará da eleição.

— Vou voltar, e vou votar no Baleia, conforme orientação do Cidadania — disse Calero.

O mesmo acontecerá com dois deputados licenciados do PCdoB no Maranhão, ambos secretários do governo Flávio Dino: Márcio Jerry (Cidades e Desenvolvimento Urbano) e Rubens Pereira Júnior (Comunicação Social e Assuntos Políticos). Os suplentes de ambos são de partidos aliados de Lira: PROS e Republicanos. Já o PCdoB apoia a candidatura de Baleia .

— Há um acordo com a bancada do PCdoB de que todos os deputados licenciados retomarão o mandato para declarar o apoio ao candidato Baleia Rossi — disse Márcio Jerry.

O PT tem três deputados licenciados. Dois são secretários do governo da Bahia — Nelson Pellegrino (Desenvolvimento Urbano) e Josias Gomes (Desenvolvimento Rural). Já Luizianne Lins (CE) se licenciou para disputar a prefeitura de Fortaleza no ano passado e ainda não voltou.

— A expectativa é que todos voltem — diz o líder do PT na Câmara, Ênio Verri (PT-PR).

Entre os suplentes dos petistas, dois são de legendas aliadas a Lira, PL e PSD. Assim, a volta dos titulares muda o placar.

O PSD conta com o ministro das Comunicações, Fabio Faria (RN), que apoia Lira. Sua suplente é do PROS, partido que é do bloco do candidato do PP.

No Paraná, o PSD tem ainda dois parlamentares que se licenciaram para integrar o governo do estado: Sandro Alex (Infraestrutura e Logística) e Ney Leprevost (Justiça, Família e Trabalho). Como os suplentes deles também são alinhados ao candidato do PP, não há certeza se retornam ao cargo.

— A princípio , não retorno. Não recebi nenhuma recomendação (do PSD) até o momento — disse Leprevost.

No PDT, ainda não está certo se Mauro Benevides Filho (CE) reassumirá o mandato. O GLOBO não conseguiu entrar em contato com Rogério Peninha (MDB-SC), Covatti Filho (PP-RS) e Paulo Foletto (PSB-ES).

O Globo

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.