FHC diz que militares não querem voltar ao poder

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Fernando Henrique Cardoso encerrou seu segundo mandato, em 2002, dizendo que uma das demonstrações de força da então adolescente democracia brasileira era o brasileiro não saber mais os nomes dos generais.

Nesta semana, diante da crise militar, viu não só os nomes dos comandantes das Forças Armadas voltarem às manchetes, como também o retorno da incerteza sobre a estabilidade política do país — o que tem sido uma constante com Bolsonaro.

Em conversa com a coluna, ele criticou a falta de uma comunicação clara por Bolsonaro e sua incapacidade de mostrar que há um caminho para o Brasil.

Como vê a situação geral do governo?

O Brasil está num nevoeiro, sem saber o que vamos fazer no outro dia, mas tenho a impressão de que os militares não querem voltar ao poder. Eu não sou, até pela minha formação, pessimista, não acho que isso aqui vai para o buraco, não. Mas olha, é difícil. Pandemia, dificuldade econômica e ainda por cima instabilidade política. É muita coisa, dá um certo mal-estar. Eu acho que o primeiro dever de quem está no comando do país é tranquilizar o país, pelo menos tentar. Tem gente que é contra, o que é natural, mas você assegura o seu lado pelo menos. As pessoas estão começando a ter dúvida. O Brasil sempre acreditou em si mesmo e isso é muito importante. O país tem que acreditar que ele tem caminho, que tem futuro, e isso depende não é só do presidente, mas em parte a posição presidencial é uma posição que imprime responsabilização também.

O senhor considera que Bolsonaro se enfraqueceu com a troca do ministro da Defesa e posterior demissão dos três comandantes das Forças Armadas?

A mim parece. Mesmo que ele tenha tido uma estratégia qualquer, e eu não conheço o Bolsonaro para saber se ele é um homem de estratégia, mas mesmo que tenha tido, não fica claro que ele tenha ganho a parada, né? Eu acho ruim, tem muita instabilidade no governo. Olha eu tive o mesmo ministro da Fazenda por oito anos porque dava uma certa continuidade, dava tempo de colher resultados. O (José) Serra foi ministro da Saúde mais de cinco anos, seis anos, enfim. É importante, você não consegue na política fazer as coisas porque deseja, tem que ouvir a sociedade. Eu acho que essa preocupação maior que eu tenho no Brasil é que eu não vejo que haja nada consensualizado com a sociedade. É tudo improvisado, agora mesmo, de repente muda tudo, caem todos os ministros militares, é um fato complexo no mínimo. A sensação que você tem não é que ele saiu mais fortalecido.

No fim de seu mandato, o senhor ressaltou que ninguém sabia mais os nomes dos generais. Agora, voltamos a ter que saber.

É verdade, naquele tempo eles perderam o palco que havia antes, né? Estava tudo normalizado, agora nós estamos falando nomes de generais que conhecemos. Mas eu não acho que eles queiram isso não, eu não acho que eles estejam em algum projeto de volta ao poder. É que a sociedade fica em busca de quem é que pode ser isso ou aquilo, e, quando acontece uma demissão, todo mundo fica assustado.

O senhor ainda tem contato com generais, almirantes e brigadeiros da ativa?

Sim, mas pouco. Eu procuro não ter, não me imiscuir nessa coisa de militares porque não corresponde a essa etapa da minha vida me meter nisso. Mas a gente acaba sabendo o que eles falam e pensam mais ou menos. Eles gostam de ordem, se não tiver ordem, ficam nervosos.

Como o senhor avalia a condução do Bolsonaro dessas trocas?

Eu acho que é importante na República você falar ao país, explicar. Se o presidente não diz ao país, não convence o país, o que quer dizer etimologicamente? Quer dizer vencer junto, ou seja, fazer o país participar da sua vitória, o povo participar. É importante que um presidente mantenha o sentimento de que as coisas vão caminhar em uma certa direção. Quando não consegue isso, você começa a ter invasão de autoridade, o Congresso passa a ter mais iniciativa, a falar mais, os próprios tribunais, que geralmente são quietos, passam a ter mais presença. Então, quando vem muito à tona, não é bom, do ponto de vista da estabilidade. Significa que alguma coisa está desarrumada. Saber o que o presidente está pensando é importante, e ele não fez isso.

Época

 

 

 

O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia

Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.

CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99

Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.