Dispara rejeição à gestão da pandemia por Bolsonaro
Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República
Alvo da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, a gestão do presidente Jair Bolsonaro em relação à covid-19 é reprovada pela maioria da população brasileira. Segundo pesquisa pesquisa XP/Ipespe divulgada nesta terça-feira, 58% avaliam que a atuação do governo é ruim ou péssima. Outros 22% a consideram ótima ou boa e 17%, regular.
A percepção negativa se agravou desde o início do ano, quando a atuação do governo Bolsonaro na pandemia foi considerada ruim ou péssima por 48% e ótima ou boa por 26%.
Os governadores têm uma avaliação melhor do que a do presidente. De forma geral, 35% afirmaram que a ação dos governadores é ótima ou boa; 35% dizem que ela é regular e 28%, ruim ou péssima. A atuação dos prefeitos é vista de forma ainda mais positiva: 42% a consideram ótima ou boa e 21%, ruim ou péssima.
Na divisão por região do país, os governadores do Nordeste são os que têm melhor avaliação.
A CPI da Pandemia tem ampla aprovação, de 67% dos entrevistados, e desaprovação de 17%. Outros 16% não quiseram ou não souberam responder. Apesar de aprovar a investigação, a população está dividida se a comissão atingirá seu objetivo, de investigar as ações do governo no combate à pandemia: 46% acham que atingirá o objetivo e 45% avaliam que não.
A pesquisa mostra uma alta reprovação também da política econômica de Bolsonaro. Para 63%, ela está no caminho errado. Outros 26% afirmaram que está no caminho certo. Um terço dos entrevistados disse que a perspectiva para os próximos meses é que suas dívidas aumentarão e 43% têm perspectiva pequena ou muito pequena de que manterão o emprego.
Bandeira da campanha de Bolsonaro, o combate à corrupção no atual governo parece ter perdido força na percepção dos entrevistados. Nos próximos seis meses, 43% acreditam que a corrupção irá aumentar ou aumentar muito e apenas 16% acreditam que irá diminuir. No início do governo, 56% achavam que a corrupção iria diminuir muito e 17% acreditavam que iria aumentar.
Para a pesquisa, foram realizadas 1.000 entrevistas de abrangência nacional, entre os dias 4 e 7 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais para o total da amostra.
O blogueiro Eduardo Guimarães foi condenado pela Justiça paulista a indenizar o governador João Doria em 20 mil reais. A causa foi um erro no título de matéria do Blog da Cidadania. O processo tramitou em duas instâncias em seis meses DURANTE A PANDEMIA, com o Judiciário parado. Clique na imagem abaixo para ler a notícia
Quem quiser apoiar Eduardo e o Blog da Cidadania pode depositar na conta abaixo.
CARLOS EDUARDO CAIRO GUIMARÃES
BANCO 290 – PAG SEGURO INTERNET SA
AGÊNCIA 0001
CONTA 07626851-5
CPF 100.123.838-99
Eduardo foi condenado por sua ideologia. A ideia é intimidar pessoas de esquerda. Inclusive você. Colabore fazendo um ato político, ajudando Eduardo com qualquer quantia.