Lula acusa EUA de interferência na Lava Jato

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

No fim de semana anterior ao centenário do PC chinês, na próxima quinta (1º), um dos principais veículos de opinião do país, o Guancha, de Xangai, publicou extensa entrevista com Lula.

A chamada foi mantida no alto da página inicial, abaixo de uma manchete com Xi Jinping, destacando uma declaração atribuída ao ex-presidente brasileiro, “Por que a China pode fazer o que diz? Porque ela tem um partido político forte”.

“Por exemplo”, diz Lula na entrevista, “a China é capaz de lutar contra o coronavírus tão rapidamente porque tem um partido político forte e um governo forte. Porque o governo tem controle e poder de comando. O Brasil não tem isso, nem outros países.”

Na entrevista, ele questiona a ação do Departamento de Justiça dos EUA na Operação Lava Jato, saúda o retorno da esquerda na América Latina, mas evita falar de eleição, dizendo que a prioridade do PT neste ano é garantir a vacinação no país.

Bloomberg e outros despacharam pouco antes que ele “derrotaria Bolsonaro no primeiro turno, segundo pesquisa”.

O Guancha, em chinês, é do investidor em tecnologia Eric X. Li, vinculado a Stanford e Fudan. Um professor de Fudan, Li Shimo, foi o entrevistador e abriu falando que Lula “é muito famoso na China”.

O editor-chefe do nacionalista Global Times, Hu Xijin, publicou em rede social que, “com o centenário se aproximando, a mídia ocidental levanta a voz para falar mal do PC” e tentar desacreditar sua liderança.

Em contraponto, na manchete do jornal ao longo do domingo, “Xi e Putin vão se reunir online, sublinhando parceria estratégica inabalável”, sobre a conversa nesta segunda, “dias antes do centenário”.

No South China Morning Post e em veículos estatais do país, “China ataca ‘colonialismo ocidental’ ao apoiar reivindicação da Argentina” sobre as ilhas Malvinas.

No destaque do jornal de Hong Kong, do bilionário de tecnologia Jack Ma, “diplomatas chineses retaliam ‘intromissão’ britânica em Hong Kong com apoio a Buenos Aires”.

Na manchete do financeiro japonês Nikkei, “Tanzânia retoma projeto portuário de US$ 10 bilhões com China”, anunciado pela presidente Samia Suluhu no sábado, após conversa com Xi Jinping.

O SCMP acrescentou que empreiteiras chinesas iniciaram a construção de ferrovia na uma Tanzânia, de US$ 1,3 bilhão, após concluírem ferrovias na Nigéria e no Quênia.

Final de domingo, na americana ABC, “Joe Biden ordena ataques aéreos” na Síria e no Iraque, agora “para proteger pessoal dos EUA”.

Na página inicial do Washington Post (acima), “Bolsonaro disse que abordagem de não interferência na pandemia visava proteger os pobres do Brasil. Eles estão sofrendo mais do que todos”.

O jornal foi a acampamentos de sem-teto que surgiram ou “incharam”, como Carolina Maria de Jesus, em São Paulo.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf