Rio já consegue atender todos os casos de covid nos hospitais
Foto: Mauro Pimentel/AFP
A cidade do Rio de Janeiro zerou, nesta sexta-feira, 2, a fila de espera por um leito voltado para a assistência de quadros de Covid-19. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa na divulgação do Boletim Epidemiológico do município. Além do fim da fila de espera, a taxa de ocupação das unidades de saúde também diminuiu de 96%, em maio, para 77% na virada deste mês.
Outro fator que representa um controle da pandemia no Rio de Janeiro é a redução de óbitos, que chegou a cair 44% comparando os meses de junho e maio. Apesar dos números animadores, a prefeitura reforça a importância de continuar respeitando as medidas de higiene e distanciamento social, uma vez que o risco de transmissão ainda é alto.
Um dos motivos para a desaceleração da pandemia na cidade é a campanha de vacinação, que segue avançando. Na última quinta-feira, 1, o prefeito Eduardo Paes anunciou mais uma antecipação do calendário. Segundo Paes, até o final de agosto toda a população carioca adulta terá recebido ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“Os efeitos da vacinação são claros. Começamos a ver uma redução expressiva da doença, mas temos que manter a cautela porque temos um número alto de transmissão. Ainda é o momento de manter os cuidados, usar máscara e evitar se aglomerar ou se expor desnecessariamente”, disse o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, durante a coletiva.
Na última semana o Rio de Janeiro atingiu a marca de 1 milhão de cariocas com o ciclo vacinal completo. Além disso, 4 milhões de doses já foram aplicadas desde o início do programa, ao mesmo tempo em que 3 milhões de pessoas já receberam ao menos a primeira dose, o equivalente a 58% da população carioca. De acordo com os dados do boletim, a cidade do Rio de Janeiro já registrou 368.354 casos do novo coronavírus, totalizando 28.731 óbitos.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf