Guedes pede “moderação” a mídia e STF contra Bolsonaro
Foto: Edu Andrade/Ascom/ME
O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu moderação da mídia, Supremo Tribunal Federal e do presidente Jair Bolsonaro em meio às discussões de ameaças à democracia. A declaração foi dada nesta quarta-feira (14), em live do jornal Valor Econômico .
Guedes afirmou acreditar não haver ameaças contra à democracia e disse que não se pode discutir eleições neste ano. Ele ressaltou a necessidade de voltar as atenções à pandemia e recuperação econômica.
“Não acredito na barulheira de que vai haver golpe, não é minha hipótese de trabalho. Volta e meia alguém sai da caixa e faz um barulho infernal, mas a democracia bota pessoa na caixa de novo”, disse.
“A mensagem é saúde, emprego e renda, e moderação. Eu também estou tentando ficar mais moderado, acho que a mídia tem que dar uma moderada, o Supremo, o presidente. Está todo mundo muito nervoso, muito ansioso, radicalizando de um lado e de outro”, concluiu.
Guedes ainda tentou apaziguar o começo de crise entre os poderes da República e, sem criticar diretamente ministros, alfinetou decisões e falas de membros do STF .
“Às vezes no Executivo tem gente que sai da caixinha e fala o que não devia falar. Tem gente no Supremo que sai da caixinha também, faz besteira. O STF às vezes funciona como corte criminal e comete excessos, mas esses excessos podem ser cometidos por atores, não pela instituição. Todos somos humanos e erramos, eu mesmo errei na dosimetria da reforma tributária”, alfinetou Guedes.
Palácio do Planalto e STF se tornaram palco de discussões sobre as falas do presidente Jair Bolsonaro em relação à confiabilidade das urnas eletrônicas. Na última semana, Bolsonaro afirmou que “ou fazemos eleições limpas ano que vem, ou não haverá eleições” .
A fala foi mal recebida por membros do Congresso Nacional e Judiciários. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), convocou uma coletiva em que, indiretamente, mandou recado ao presidente ao dizer que pessoas contra à democracia “são inimigas do povo”. O presidente do STF, Luiz Fux, também recebeu à fala de forma negativa e marcou reunião com Bolsonaro no Palácio do Planalto para pedir trégua nas discussões .
Nesta quarta-feira (14), seria realizada uma reunião entre os presidentes do STF, Câmara e Senado, além do presidente Jair Bolsonaro, para discutir sobre as falas anti-democráticas e a necessidade de união entre os poderes. Bolsonaro, no entanto, cancelou o encontro após ser internado no hospital das Forças Armadas após passar mal .
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf