Cuba libera importações de medicamentos e alimentos
Foto: Yander Zamora/Getty Images
O governo de Cuba autorizou temporariamente na quarta-feira, 14, a entrada sem restrições no país de alimentos, produtos de higiene e medicamentos trazidos por viajantes. A medida tem efeito já a partir da próxima segunda-feira e foi anunciada pelo primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, em uma aparente resposta às demandas de manifestantes que tomaram as ruas de diversas cidades do país no final de semana.
A medida excepcional, aprovada com urgência pelo Ministério de Finanças e Preços, permanecerá em vigor pelo menos até 31 de dezembro, segundo o político.
A atual legislação cubana sobre a entrada desses produtos com viajantes consiste em um complexo sistema de pontos e limites de peso que estabelece tarifas sobre itens em excesso. No caso de medicamentos, a importação comercial — sem o pagamento de impostos — é de até 10 quilos.
Agora, segundo Marrero, não haverá restrições impostas pelo governo, nem mesmo por parte da alfândega. Os limites serão definidos pela companhia aérea.
A partir de segunda-feira, todas essas restrições serão eliminadas nos pontos de entrada em Cuba, exceto nos aeroportos de Cayo Coco e Varadero, disse o primeiro-ministro. Espera-se que o efeito desta medida seja relativamente limitado, pelo menos a curto prazo, já que, devido à pandemia de Covid-19, há poucos voos internacionais para Cuba.
Como o número de voos para Cuba foi drasticamente reduzido, houve forte impacto em relação aos itens trazidos do exterior por pessoas físicas — que em muitos casos os comercializavam no mercado negro.
No início de julho foram lançadas campanhas em Cuba e no exterior para coletar medicamentos e procurar formas de enviá-los para a ilha, que também está sofrendo seu pior momento quanto ao número de contágios por Covid-19 desde o início da pandemia.
O ponto também era uma demanda firme de acadêmicos em uma carta aberta enviada ao governo recentemente, em uma tentativa de contornar a crise que atinge o país, e de manifestantes nos protestos do último final de semana.
Aos gritos de “liberdade” e pedindo a renúncia do presidente Miguel Díaz-Canel, milhares de pessoas foram às ruas em diferentes cidades de Cuba, entre elas Havana, para protestar contra o governo neste domingo, 11. Na capital, as manifestações pacíficas foram interceptadas por forças da segurança e apoiadores do governo, ocasionando confrontos violentos e prisões.
Foi a primeira vez que um grande grupo de cubanos saiu às ruas de Havana para protestar contra o governo desde o famoso “Maleconazo” de 1994, no meio da crise econômica do chamado “Período Especial”.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf