Pacheco quer que STF se ajoelhe para Bolsonaro
Foto: Claudio Belli/Valor
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), defendeu nesta sexta-feira que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, retome o diálogo com Jair Bolsonaro. Para ele, é preciso “apaziguar os ânimos”, “sentar à mesa” e “buscar uma solução” em meio aos ataques do presidente da República a ministros do STF.
“É preciso apaziguar os ânimos entre as instituições”, disse Pacheco, em entrevista à GloboNews na tarde desta sexta-feira.
“Fux haverá de concordar em algum momento que possamos todos sentar à mesa e buscarmos uma solução. Não podemos interromper o diálogo.”
Na quinta-feira, o presidente do STF cancelou a reunião que estava marcada entre os chefes dos Poderes depois de ataques de Bolsonaro a magistrados.
Nos últimos dias, Bolsonaro tem reforçado as críticas ao sistema eleitoral, colocando em xeque a lisura do voto eletrônico, ameaçando agir fora dos limites da Constituição. O presidente tem dito, inclusive, que não haverá eleições em 2022 sem o voto impresso.
À GloboNews, Pacheco disse que o Legislativo tem compromisso com a democracia e com a realização de eleições em 2022 e defendeu o sistema eleitoral brasileiro.
“Todo aquele que pregar que não haverá eleição em 2022 será apontado pela história como inimigo da nação”, declarou.
“Não vamos admitir retrocesso nisso. Afirmo, em nome do Senado, minha mais absoluta confiança no sistema eleitoral brasileiro”, disse. “Não podemos questionar a lisura da eleição de 2022.”
Ele admitiu que “são graves” as agressões feitas por Bolsonaro a ministros do STF, assim como as críticas ao sistema eleitoral, mas tentou minimizar. “Não podemos nos apegar a gravidade dessas falas e atitudes para interromper o diálogo”, disse.
“A reação de Fux está justificada, mas não será uma tônica entre os poderes. A reação de Fux foi legítima, mas não vai interromper esse diálogo; vamos ter que restabelecer diálogo”, reiterou.
O senador ainda afirmou que a “autocrítica cabe a todos os poderes, inclusive ao presidente”, e disse que as críticas “não podem descambar para desrespeito”. “Não concordo com comportamentos que ataquem as instituições”, disse. “Não cabe esse comportamento que separa e desune.”
O presidente do Senado, no entanto, evitou desautorizar Bolsonaro pelos ataques a ministros do STF.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf