OMS divulga estudo sobre cloroquina ser inútil para covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabrice COFFRINI / POOL / AFP

A OMS anunciou nesta quarta-feira a aposta da entidade em três novos remédios que estariam tendo sinais de impacto positivo tratamento da covid-19. Uma nova fase de pesquisas será iniciada, com as drogas artesunate, imatinib e infliximab. Mas a entidade deixou claro, uma vez mais, que abandonou qualquer aposta e pesquisas na cloroquina.

Segundo Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, a cloroquina, remdesivir, lopinavir e interferon mostraram “pouco ou nenhum efeito em pacientes hospitalizados”. Já em outubro do ano passado esses remédios foram retirados dos testes. Mas os resultados finais serão publicados em setembro de 2021.

No Brasil, o governo mobilizou sua diplomacia e parte do estado na busca, compra e distribuição da cloroquina.

Na OMS, porém, os três remédios que continuarão a ser testados foram selecionados por seu “potencial de reduzir o risco de morte em pacientes hospitalizados”.

Trata-se de uma lista de remédios que já são usados para outras doenças. Artesunate, por exemplo, é usado contra a malária, enquanto imatinib é usado contra o câncer e o infliximab é recomendado por doenças do sistema imunológico.

De acordo com a OMS, a covid-19 superou a marca de 200 milhões de casos confirmados no mundo na semana passada. Mas Tedros admite que o número real é “bem maior”. Ele alerta que o mundo precisou de um ano para atingir os primeiros 100 milhões de casos. Mas apenas seis meses para dobrar a contaminação.

Se a trajetória da pandemia não for modificada, o mundo irá superar a marca de 300 milhões de casos já no início de 2022.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf