Servidor do TCU que fez relatório fake pode incriminar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

A CPI da Pandemia vai ouvir nesta terça Alexandre Silva Marques, o servidor do TCU investigado por forjar um relatório do tribunal com dados falsos sobre mortes por coronavírus no Brasil.

O material foi usado por Jair Bolsonaro para tentar desacreditar a contagem de mortos pela doença no país, que já chega ao patamar de 600.000 vidas perdidas.

Em depoimento à comissão de sindicância do TCU, Marques disse que enviou ao pai dele o documento informal sobre mortes por Covid-19 e que teria sido o pai o responsável por fazer o papel chegar a Bolsonaro. No Planalto, por sua vez, segundo sugere o servidor, o documento teria sido adulterado para justificar a narrativa do governo.

“No meu arquivo, o que eu preparei, não tinha qualquer menção ao Tribunal de Contas da União. Não tinha cabeçalho, não tinha identidade visual, data, assinatura, não tinha destaques grifados com marca texto, não tinha nada disso. Ou seja, depois que saiu da esfera privada, particular, dei para o meu pai, e ele acabou repassando. Como era um arquivo em Word, ele poderia ser editado por qualquer pessoa”, disse.

Interlocutores da cúpula da CPI esperam um depoimento tranquilo do servidor nesta terça. Já investigado no TCU, Marques deve esquivar-se da responsabilidade pelas informações divulgadas por Bolsonaro. Se vai acusar o presidente, ainda é cedo para dizer. Mas os senadores acreditam que o presidente da República será alvo novamente da comissão agora por forjar documento de um órgão público.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf