Mortes por Covid-19 disparam em 4 estados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil está no menor nível desde 30 de dezembro do ano passado, com queda de quase 20% em duas semanas, mas a situação é ruim em quatro estados brasileiros. Apesar de a maioria estar com quedas semelhantes ou até maiores do que a nacional, os indicadores de Acre, Paraíba, Rio de Janeiro e Sergipe registram alta expressiva.

Em todos eles, a média móvel de óbitos causados pela doença na última semana está em crescimento, com altas superiores a 15% em relação ao verificado há 14 dias para cada local. Os cálculos são do (M)Dados, núcleo de análise de grande volume de informações do Metrópoles, com base em informações do Ministério da Saúde.

Devido ao tempo de incubação do novo coronavírus, adotou-se a recomendação de especialistas para que a média móvel do dia seja comparada à de duas semanas atrás. Variações positivas ou negativas de até 15% na quantidade de mortes ou de casos não são significativas em relação à evolução da pandemia. Percentuais acima ou abaixo devem ser encarados como tendência de crescimento ou de queda.

O maior avanço foi verificado em Sergipe, que teve alta de 72,7% em 14 dias. No Rio de Janeiro, o crescimento chegou a 28,4%. No Acre, foi de 25%. Na Paraíba, a elevação bateu em 18,2%. O DF quase entrou na lista, com aumento de 12,2% na mesma comparação, ficando, assim, perto do limite superior do que se configura como estabilidade.

“A gente está observando que os números de casos e mortes vêm caindo, mas o Brasil é um país continental, e podemos ter variabilidade nas mortes em alguns estados. A grande preocupação é com a variante Delta, que é muito mais transmissível”, apontou o médico infectologista e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Julival Ribeiro.

“Essa variante leva a infecções, sobretudo, em não vacinados”, aponta, o que significa as duas doses da vacina, com exceção do imunizante produzido pela Janssen, que é de dose única. “Nós estamos todos preocupados, como vemos em outros países, que a Delta aumente o número de casos no Brasil como um todo, principalmente porque Brasil não tem alta porcentagem de pessoas completamente imunizadas”, disse.

Dessa maneira, os estados com aumento na quantidade de mortes poderiam funcionar como precursores de um movimento nacional. Para evitar isso, “tanto as pessoas vacinadas quanto as não vacinadas têm que usar as medidas protetivas, como máscara e distanciamento social”, sustenta o infectologista.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf