Delírios bolsonaristas podem ter viabilizado impeachment

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), diz que as falas golpistas de Jair Bolsonaro nos atos de 7 de Setembro empurrarão muitos partidos para o apoio ao impeachment. PSDB e Solidariedade vão convocar suas bases para tratar do tema. “Pode virar onda”, diz Ramos.

Presidente do Solidariedade, Paulinho da Força avalia que a tentativa de mostrar força converteu-se em prova de fraqueza, já que os atos teriam sido menores que o esperado. “Agora só vão aumentar as dificuldades dele”.

“Aumentou uma tendência de os partidos tomarem posição contra ele, o que não estava muito claro antes. O pessoal estava deixando correr. Depois dessas bravatas, estão se posicionando. Ele saiu no prejuízo com o que disse. Cresceu a quantidade de gente querendo derrubá-lo”, avalia Paulinho.

Gilberto Kassab, do PSD, diz que o presidente construiu uma armadilha para si próprio. “Se cumprir o que assumiu em público, de não respeitar as instituições, vai consolidar as condições para o impeachment. Se não cumprir, ficará desmoralizado. É uma sinuca de bico.

PDT e PSB estão convocando uma reunião de siglas para discutir nesta quarta-feira (8) as reações possíveis às falas golpistas de Bolsonaro. Eles cobram, antes de tudo, um posicionamento mais incisivo de Arthur Lira (PP-AL).

“Temos que juntar todos os democratas. Hoje mesmo já tem PSDB, Doria, presidente Lula, Kassab. Estou dialogando muito com ACM Neto, tenho relação com Rodrigo Maia. Tem que jogar a Constituição contra ele. O Lira tem que ser sensível a uma realidade que hoje é contra nós, mas amanhã pode ser contra ele. O que aconteceu hoje pode balançar muita gente”, diz Carlos Lupi, do PDT.

“Precisamos organizar uma reação ao autoritarismo, e que inclua setores que vão para além da esquerda. O problema atual não é esquerda e direita. A contradição central do nosso país hoje é autoritarismo e democracia, infelizmente”, afirma Carlos Siqueira, presidente do PSB.

Folha de S. Paulo

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf