Centrão descarta impeachment de Bolsonaro
Foto: Reprodução
Os discursos de Jair Bolsonaro durante os atos de 7 de Setembro, nessa terça-feira (7/9), reacenderam declarações públicas de partidos de centro e da oposição em defesa do impeachment do presidente da República.
Apesar das falas, governadores, dirigentes e lideranças partidárias do Centrão ouvidos pela coluna avaliam, nos bastidores, que um eventual pedido de impeachment de Bolsonaro dificilmente avançaria hoje no Congresso.
A avaliação é a de que a saída de Bolsonaro não interessaria nem mesmo à oposição. Isso porque alçaria à Presidência um personagem que pode “bagunçar” o jogo eleitoral para 2022: o vice-presidente Hamilton Mourão.
As recentes pesquisas eleitorais revelam que a disputa pelo Palácio do Planalto no próximo ano estaria polarizada entre o ex-presidente Lula e Bolsonaro, nome que o petista teria mais chances de derrotar.
Lideranças do Centrão citam também que deputados federais do bloco não aprovariam o impeachment de Bolsonaro hoje, pois estariam “bem abastecidos” com emendas parlamentares pagas pelo governo federal.
Nesse cenário, um governador adversário do presidente avalia que nem o PSDB, primeira sigla a convocar reunião para discutir o apoio a um possível impeachment, teria maioria interna favorável à saída de Bolsonaro.
No geral, caciques do Centrão preferem manter Bolsonaro enfraquecido no poder a tirá-lo do governo. A avaliação é a de que o enfraquecimento do atual presidente fortaleceria uma “terceira via” em 2022.
Para governadores, mesmo não tendo interesse no impeachment agora, lideranças da oposição e de centro seguirão defendendo a saída do presidente da República apenas para “marcar posição política”.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf