Empresas já têm que arcar com “custo Bolsonaro”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O “Custo Bolsonaro” sobe rápido e já começa a corroer os balanços das empresas.

Ficou ruim para os negócios, especialmente no varejo que já sentia o peso da competição com o comércio eletrônico.

Para os empresários, sobram problemas. As vendas caem, os custos sobem, sobretudo o de energia, cuja oferta estável nos próximos três meses permanece duvidosa.

A dissolução da renda familiar tem impacto significativo, resultado do avanço persistente de uma inflação que está disseminada e alcançou dois dígitos.

Para o Bank of America, em relatório divulgado ontem, a expectativa é de que, no varejo, “todos sofram” no último trimestre.

Ficou difícil até para especulação no mercado de capitais. Grandes redes de varejo perderam 20% nos preços das ações, na média, entre janeiro e setembro. Há casos como o do grupo Via, controlador das Casas Bahia, com declínio de 47% no valor das ações no ano, quase metade disso neste mês.

Bolsonaro aumentou o risco político num ambiente de desequilíbrios fiscais e com inflação elevada. A alta contínua dos juros é considerada inevitável.

O horizonte econômico para o ano eleitoral de 2022 está ficando nebuloso a cada dia — para os eleitores e, também, para o governo.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf