PF investiga encontro de Bolsonaros com milicianos digitais
Foto: Reprodução
A visita de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à sede da rede social americana de direita Gettr e os encontros do deputado e de Jair Bolsonaro com o influenciador Allan dos Santos, do site Terça Livre, durante a viagem da comitiva brasileira aos EUA, em setembro, não passaram despercebidos no inquérito que investiga milícias digitais.
Um dos focos da apuração mira a relação da rede bolsonarista com seguidores do ex-presidente Donald Trump e com o filósofo Olavo de Carvalho.
Santos é discípulo de Olavo e se mudou para os EUA após virar alvo da PF. Ele postou uma foto do encontro com Eduardo e um vídeo da conversa com o presidente na saída do hotel onde integrantes do governo ficaram hospedados. A gravação mostra os dois falando rapidamente ao pé do ouvido
Eduardo, por sua vez, registrou a visita à Gettr, rede de direita criada por Jason Miller, ex-porta-voz de Donald Trump. O empresário esteve no Brasil e foi ouvido pela PF no dia 7 de setembro.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou por mais 90 dias o inquérito das milícias digitais nesta segunda (11). A PF apura a relação com aliados do ex-presidente americano se dá somente pelo uso dos métodos de Steve Bannon, ex-estrategista de Trump, ou se há algum tipo de apoio financeiro entre os grupos.
Como mostrou o Painel, a PF justificou ao ministro Alexandre de Moraes que era necessário tomar depoimento de Jason Miller por existir uma tendência de que canais bolsonaristas possam migrar para a Gettr, criada como alternativa às plataformas convencionais após suspensão de contas de Donald Trump.
“Visitando o escritório do Gettr. Infelizmente o CEO Jason Miller, que foi detido a mando de Alexandre de Moraes no aeroporto de SP por 3h, não estava. Mas aproveitei mesmo assim para fazer um vídeo representando os 1.843.735 brasileiros que fizeram de mim o deputado federal mais votado da história do Brasil para dizer: desculpa, Jason”, disse Eduardo em sua postagem sobre a visita.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf