PSB tenta se aproximar do PT em SP
Foto: Kaio Lakaio/VEJA
Virtual pré-candidato ao governo do estado do Rio no ano que vem, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) esteve neste domingo em um jantar na casa de Fernando Haddad (PT), em São Paulo. Na pauta de assuntos, as eleições do ano que vem. Freixo prometeu ao petista que tentaria articular uma composição entre o PSB e o PT em São Paulo. O ex-governador Márcio França é hoje o provável candidato pessebista na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes no ano que vem. Depois do jantar com Haddad no domingo, Freixo tomou um café com França nesta segunda. A ideia é buscar um acerto que atenda aos interesses de ambos os partidos e assim evitar que as duas legendas lancem candidatos próprios e acabem roubando voto uma da outra.
Freixo tem cultivado uma relação cada vez mais próxima com lideranças petistas. A sua campanha conta com o apoio de Lula no ano que vem. É verdade que do lado petista ninguém esconde que o plano do partido para o presidenciável passa por garantir um número grande de palanques para ele subir em 2022. Isso significaria em alguns casos o apoio a mais de um candidato nos estados. O deputado pessebista trabalha para que isso não ocorra no Rio, apesar de haver lideranças petistas que falam abertamente em dar apoio ao grupo do prefeito Eduardo Paes, que deve lançar candidato próprio pelo PSD, e até um embarque no projeto de reeleição do atual governador Cláudio Castro, integrante do PL, partido da base do governo de Jair Bolsonaro. Na semana passada, uma fala do ex-presidente estadual do PT Washington Quaquá sobre uma possível chapa “Castro-Lula” deixou dirigentes petistas de cabelo em pé.
No sábado, em evento na favela do Jacarezinho, foi a vez da deputada Benedita da Silva (PT) pedir apoio dos presentes ao projeto de Freixo de concorrer ao governo do Rio no ano que vem. A deputada, que tem eleitorado forte entre a população mais pobre do Rio, fez um discurso de oposição aos governos de Jair Bolsonaro e de Cláudio de Castro no Rio.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf