Lira quer que Pacheco negocie emendas com o STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 16.mar.2021

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e líderes governistas decidiram em reuniões ontem que quem deve conduzir as negociações com o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo sobre as emendas de relator do Orçamento é o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A Comissão Mista de Orçamento (CMO) discute votar uma resolução para tornar mais transparente quem indicou os recursos.

As emendas de relator, classificadas de RP9, estão sendo usadas para garantir a fidelidade de parlamentares nas votações em troca da destinação de recursos para as bases eleitorais deles, como obras e compra de equipamentos. Em 2020 e 2021, foram destinados R$ 16 bilhões para este fim, mas o STF deu liminar, por oito votos a dois, para suspender os pagamentos e determinar a divulgação dos beneficiários.

Segundo o líder de um dos maiores partidos governistas da Câmara, Pacheco precisa cuidar da construção desse acordo com o Supremo e o governo, já que o Orçamento é um tema do Congresso. “O que ele decidir e chamar a gente para compor, nós aceitamos. A decisão é do Congresso, quem deve cuidar é o presidente do Congresso”, disse.

Pacheco, porém, está em viagem para a Europa e só voltará no dia 15 de novembro. De lá, deu uma entrevista criticando a decisão liminar da ministra Rosa Weber, confirmada depois pela maioria do Supremo. “Considero que há um equívoco do ponto de vista técnico, jurídico e político (…) Acho que STF pode chegar a um caminho de centro, moderado, de equilíbrio para modulação dessa decisão, para garantir a transparência pretendida, sem objetar a essência do orçamento, que é fazer que seja gerido e distribuído nacionalmente por diversos atores”, afirmou.

Lira também viajaria para o exterior, mas adiou os compromissos para ficar no Brasil mais um dia e discutir os desdobramentos e só embarcou na noite de ontem para Portugal. Segundo aliados, o esforço dele de se reunir com ministros do Supremo para tentar impedir a confirmação da liminar fez com que a questão ficasse com um tom muito pessoal, já que ele é identificado como o principal responsável pela divisão da verbas entre os deputados, o que lhe garantiu força para aprovar inclusive projetos para cercear o papel do Judiciário.

Enquanto Pacheco não volta do exterior, parlamentares discutiam como lidar com a paralisação dos recursos de relator. Vice-líder do governo, o deputado Cláudio Cajado (PP-BA) disse que o Executivo estuda como resolver a questão e deve tirar uma posição até terça-feira. “Há expectativa, aí falo em meu nome, porque não tive ainda a posição oficial do governo, de virem outros PLNs para ajustar a questão do RP9. Não sei se os recursos que estão empenhados terão sequência ou serão cancelados”, afirmou.

Eles analisam também um “gesto” ao Supremo, votando projeto de resolução que deve ser apresentado pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI) para dar mais transparência a essas emendas. “Primeiro tem que ver o que o Pacheco vai fazer. Segundo tem que adotar uma medida que atenda a decisão. Buscar a transparência não é problema. Da forma como se coloca, parece que é algo secreto, algo irregular”, disse o líder do Republicanos, deputado Hugo Motta (PB).

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf