Jornal de economia cita vitória de Lula no primeiro turno
Foto: Reprodução/ Internet
O jornal Valor Econômico é o único grande jornal a ter citado, até agora, que Lula se elege em primeiro turno na pesquisa Genial/Quaest recém-divulgada. Ainda assim, não citou na manchete, mas na “linha fina” da chamada para a matéria. Confira, abaixo
*
Nova rodada da pesquisa mensal Quaest, divulgada ontem a pedido da Genial Investimentos, mostrou uma nova piora na avaliação popular do presidente Jair Bolsonaro. A avaliação negativa passou de 53% para 56% em um mês, e a positiva oscilou de 20% para 19%.
Na simulação de voto para a eleição presidencial de 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganharia no primeiro turno nas duas simulações feitas.
No primeiro cenário, com a presença do governador paulista João Doria como o candidato do PSDB, Lula fica com 48%; Bolsonaro com 21%, Sergio Moro (Podemos) com 8%, Ciro Gomes (PDT) com 6% e Rodrigo Pacheco (PSD) com 1%. O tucano não passa de 2% e Luis Felipe d’Avila (Novo) não pontuou.
No segundo cenário, com o governador gaúcho Eduardo Leite como candidato tucano, Lula fica com 47%, Bolsonaro mantem o mesmo patamar do outro cenário, Moro também, Ciro oscila para 7% e Leite alcança apenas 1%, empatado com Pacheco. O candidato do Novo novamente não pontua. Nas respostas espontâneas, Bolsonaro foi escolhido por 16% do total, praticamente o mesmo patamar de outubro (17%). Lula passa de 22% para 29% no espontâneo em um mês.
O único segmento do eleitorado que mostra um empate técnico entre Lula e Bolsonaro é o da faixa de renda mais alta. Entre os eleitores que ganham mais de cinco salários mínimos eles têm, respectivamente, 34% a 32% das intenções de votos. No Centro-Oeste, Lula fica com 34% e Bolsonaro com 26% dos pesquisados. No Sul, Lula marca 45% a 22% do atual presidente.
Na simulação de segundo turno, Lula ganharia a eleição ante todos os possíveis participantes, com maior vantagem numa eventual disputa com o atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – 59% a 12%.
O pior desempenho do petista seria ao enfrentar o atual presidente. Lula consegue 57% e Bolsonaro 27%. No duelo com Moro o petista volta a pontuar e o presidenciável do Podemos 22%. Contra Ciro a diferença a favor de Lula cai para 53% a 20%.
Na simulação contra tucanos, a vantagem do petista é mais folgada: 58% a 13% quando o adversário é Doria e 57% a 14% quando é Eduardo Leite.
A pesquisa foi feita com 2.063 entrevistas presenciais entre 3 e 6 de novembro. Segundo o levantamento, 69% dos entrevistados acham que o atual presidente não merece ficar mais quatro anos à frente do comando do país, ante 26% que lhe dariam um novo mandato.
Com a melhora da questão sanitária, com menos mortes e casos de coronavírus, a economia se manteve como o principal problema do país, para 48% dos entrevistados (44% tinham essa percepção em outubro), com destaque para o crescimento econômico, resposta de 23%, seguido de desemprego (14%) e inflação (11%).
Um total de 73% das pessoas ouvidas considerou que a economia do Brasil piorou no último ano. E para 33% delas, o ex-presidente Lula seria a pessoa que melhor poderia resolver a economia. Dentre cinco temas perguntados, Lula só não foi a opção em um: corrupção, em que Bolsonaro é considerado o mais adequado a resolver o problema, com 33% das respostas.
Além da economia, saúde/pandemia, desemprego e questões sociais tiveram o petista como principal opção dos entrevistados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o nível de confiabilidade é de 95%.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf