
Bolsonaro desafia STF e pede para EUA não deportarem blogueiro foragido
Foto: Hugo Barreto/Metrópoles
O Ministério da Justiça prepara uma parecer com uma posição oficial do governo brasileiro contra a extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, determinada em 21 de outubro deste ano pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo apurou a coluna, a ideia da pasta é enviar o documento à Interpol e ao governo dos Estados Unidos, país para onde Allan dos Santos anunciou ter fugido em agosto de 2020, após ser alvo de operações autorizadas pelo STF, no âmbito do inquérito das fake news.
O Ministério da Justiça pretende argumentar, no parecer, que a extradição do blogueiro não se justificaria, porque ele é acusado por “crimes de opinião” Santos é investigado no Supremo tanto no inquérito das fake news quanto no que investiga suposta milícia digital que atua contra a democracia.
Fontes da pasta dizem ter recebido informações de que, embora o pedido de extradição já esteja nos Estados Unidos, até agora a Interpol não teria incluído o nome do blogueiro na lista de Difusão Vermelha. A inclusão fará com que ele seja preso assim que entrar em qualquer país que tenha parceria com a instituição.
Moraes determinou a extradição de Allan dos Santos para que ele seja preso preventivamente. A decisão foi assinada pelo ministro em 5 de outubro e atendeu a um pedido da Polícia Federal. A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contra a prisão.
O envio do pedido de extradição aos EUA provocou a exoneração da delegada da PF Silvia Amélia, que comandava o setor do Ministério da Justiça responsável por mandar os documentos. A reclamação do ministro da pasta, Anderson Torres, foi de que a delegada não o avisou previamente do envio.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf