PSB e PT podem se casar via “federação partidária”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A direção do PSB e os deputados federais do partido discutem hoje a aliança em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e até a criação de uma federação partidária com o PT, o que faria os dois partidos lançarem chapas conjuntas em todos os Estados e atuarem unidos por quatro anos no Congresso.

Na reunião anterior, 22 dos 30 deputados do PSB decidiram endossar a formação de uma federação partidária. Parte dos contrários está de saída da legenda. Para eles, o fim das coligações para eleição de deputado tornará muito difícil formar chapas competitivas sozinho e põe em risco suas reeleições.

A lei das federações foi aprovada em outubro para permitir a aliança entre dois ou mais partidos a pedido do PCdoB. O PSB negociava só com a legenda, mas acabou por ampliar as conversas. “Hoje há sentimento majoritário de fazer uma federação mais ampla, não só com o PCdoB, mas também com PT, Rede, Psol e PV”, disse o líder do PSB na Câmara, deputado Danilo Cabral (PE)

Segundo Cabral, a aliança teria duas razões: o apoio a candidatura de Lula e a criação de uma base política para apoiar o governo dele no Congresso. “Esse grupo seria o núcleo duro de sustentação no Parlamento, caso a aliança com ele se consolide”, afirmou. A avaliação Estado a Estado mostrou que a ideia “é viável”, disse.

Entre os diretórios que apoiam a criação de uma federação com o PT estão os do Nordeste, devido à alta popularidade de Lula, e no Rio de Janeiro, onde o deputado Marcelo Freixo conta com o apoio dos petistas à sua candidatura ao governo. Em São Paulo, uma aliança é costurada, com possibilidade do ex-governador Geraldo Alckmin se filiar para ser vice de Lula.

Para o deputado José Guimarães (PT-CE), a composição em São Paulo seria decisiva nos planos do partido. “São Paulo é a locomotiva do país, os acordos lá têm contornos nacionais. Se o PSB se acertar com o PT lá, estamos a um passo de ganhar a eleição”, disse. A ordem da chapa, contudo, é alvo de divergências e depende de Alckmin desistir de concorrer ao governo. O PSB quer Márcio França (PSB) como candidato ao governo e Fernando Haddad (PT) para o Senado, mas os petistas querem o inverso.

Por outro lado, um grupo de deputados está mais preocupado com a questão local do que com a nacional e afirma que em seus Estados não há proximidade entre PSB e PT. É o caso de dirigentes do Sul, Centro-Oeste, Minas Gerais e parte de São Paulo. Outra ala expressiva do PSB defende que a federação com o PT não é o melhor caminho porque a legenda acabaria com papel secundário.

Há o temor de que o PT, por ser maior, passe a ditar as regras da aliança. Há um esforço no PSB para formar a federação com legendas menores. O presidente do partido, Carlos Siqueira, já se encontrou com representantes do PV, PCdoB e do Psol e aguarda reunião com os do Rede. Na reunião de hoje, Siqueira vai expor os resultados das rodadas de conversa. A posição do partido sobre a federação só deve ocorrer no fim do mês e é preciso ser registrada até julho de 2022.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf