Mourão pula fora de criticar STF por passaporte da vacina
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/24-11-2021
O vice-presidente Hamilton Mourão evitou nesta segunda-feira criticar a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de determinar a implementação do passaporte de vacina como exigência para entrar no Brasil. Mourão disse que “decisão judicial não se comenta” e que discutir se houve interferência de Barroso na questão “só gera atrito”.
— Decisão judicial não se comenta, né? Se cumpre — disse Mourão, ao chegar no Palácio do Planalto.
No sábado, Barroso determinou que o governo exija um comprovante de vacinação para permitir a entrada no país. O presidente Jair Bolsonaro, que é contrário a exigência, não comentou a decisão, feita em um momento em que a trégua entre o presidente STF dá sinais de fadiga.
Questionado sobre se a determinação de Barroso foi uma interferência ou extrapolação, Mourão chamou de “bobagem” a discussão.
— Não vou levar para esse lado. A discussão (se foi interferência), eu acho que é uma discussão que não cabe. Bobagem essa discussão. Não traz benefício nenhum, só gera atrito. E atrito só gera desgaste.
Na última semana, Bolsonaro voltou a atacar ministros da Corte, três meses após o armistício que sucedeu as falas de teor golpista, em 7 de setembro. A tensão voltou a crescer depois que o ministro Alexandre de Moraes abriu inquérito para investigar declaração de Bolsonaro, que atribuiu de forma falsa relação entre a vacina da Covid e o vírus do HIV.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf