Partido de Moro está cheio de bolsonaristas
Foto: Lucio Tavora/Xinhua
Receosos de que as críticas do pré-candidato à Presidência Sergio Moro e de lideranças do Podemos acabem diminuindo a liberação de recursos do chamado orçamento secreto, deputados federais do partido já comunicaram ao governo que continuarão votando a favor das pautas do Palácio do Planalto.
A reportagem apurou que ao menos 5 dos 11 parlamentares que o partido tem na Câmara devem seguir apoiando as pautas do presidente Jair Bolsonaro (PL), independentemente da posição de Moro ou do próprio Podemos.
Mesmo com as críticas do ex-ministro e ex-juiz às emendas de relator, deputados da legenda têm se beneficiado dos recursos, o que causa um conflito interno na legenda, em especial com os deputados evangélicos.
De perfil conservador, a atual bancada do Podemos na Câmara tem forte ligação com igrejas protestantes — uma das bases de sustentação do governo. Quatro dos 11 parlamentares da legenda são evangélicos .
Deputados e senadores
Um deputado da sigla, que falou com o UOL sob a condição de anonimato, afirmou que a bancada se preocupa com as críticas de Moro ao Planalto e negou que haverá uma ruptura com a gestão Bolsonaro.
A proximidade dos deputados com o governo também já os distanciou dos senadores do Podemos, que, por não dependerem tanto de recursos de emendas, lideram o movimento de afastamento do Planalto.
Procurado, o partido afirmou que é “independente” e que “vota de acordo com as causas que julga relevantes para o país”.
A presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu (SP), vem promovendo almoços em sua casa para tentar aproximar Moro dos parlamentares. Sempre em duplas, os deputados se apresentam e ouvem as propostas eleitorais do ex-juiz da Lava Jato.
Alguns deles, porém, afirmaram ter saído decepcionados das reuniões. Segundo disseram à reportagem, o ex-ministro não tem dado abertura para ouvir as reivindicações de cada parlamentar.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf