Excessos do lavajatismo aproximaram Alckmin do PT
Foto: Daniel Teixeira/Estadão
Para quem ainda tem dificuldade de entender a aproximação entre Geraldo Alckmin e os petistas, velhos amigos do ex-governador e ex-tucano ouvidos pela Coluna ao longo das últimas semanas fornecem importante chave interpretativa: Alckmin ficou profundamente impactado pela forma como foi envolvido, investigado e tratado pela chamada “Lava Jato eleitoral paulista”. Para além dos cálculos políticos, essa turma acha que os “excessos dos promotores” (expressão usada por vários), aos quais Alckmin foi submetido, reforçaram a simpatia dele principalmente por Fernando Haddad (PT). Fato é que ambos, ex-governador e ex-prefeito, vão derrubando uma a uma as ações do MP-SP.
Segundo um desses amigos de Alckmin, a nova “visão crítica” dele sobre o uso político dessas investigações e sobre o “discurso lavajatista da direita” ajudou a alargar os canais de diálogo com o PT.
Entre as ações protocoladas pelo MP-SP e posteriormente vencidas pela dupla Alckmin-Haddad, estão algumas que surgiram justamente durante a campanha eleitoral de 2018 (quando ambos eram candidatos a presidente) e tiveram impacto nas campanhas de ambos, que apontaram a inexistência de provas.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf