Blablablá de de Bolsonaro sobre ‘corrupção’ irrita empresários
Foto: Palácio do Planalto
O discurso do presidente Jair Bolsonaro em evento na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) nessa quarta-feira (15/12) foi criticado por parte dos empresários presentes no evento. Nas palavras de um executivo ouvido pela coluna sob reserva, a fala foi “mais do mesmo”.
Para empresários, mesmo após três anos de governo, Bolsonaro “repetiu” na Fiesp o que costumava falar no primeiro ano de sua gestão, em 2019, sobre mudanças ordenadas por ele para combater a corrupção na máquina pública. Propostas econômicas ficaram em segundo plano no discurso de ontem.
Como noticiou o Metrópoles, Bolsonaro dedicou boa parte de sua fala ao empresariado para elencar trocas nos comandos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Inmetro e o cancelamento de contratos de gestões anteriores no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Na Fiesp, o presidente da República também voltou a afirmar que não terá “sobressalto” com a atuação de André Mendonça, que toma posse nesta quinta-feira (16/12) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), e a criticar a “política do fique em casa” durante a pandemia da Covid-19.
Empresários avaliam que Bolsonaro deveria ter focado seu discurso em medidas econômicas, principalmente com sinalizações para um eventual segundo governo. “O discurso dele não evoluiu. Foi o mesmo conteúdo de 2019, a mesma fotografia do início do governo”, resumiu à coluna um dos presentes.
Para o futuro, as únicas sinalizações do atual chefe do Palácio do Planalto foi de que terá direito a indicar mais dois ministros do STF, caso seja reeleito em 2022, e de que seu ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, deverá ser candidato ao governo de São Paulo no pleito do próximo ano.
A impressão de parte do empresariado foi de que o evento acabou servindo mesmo apenas para apresentar ao PIB paulista Tarcísio como candidato e para sinalizar apoio ao empresário Paulo Skaf, que deixará o comando da Fiesp em janeiro e que pretende ser candidato ao Senado na chapa de Tarcísio, em 2022.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf