Ministro de Bolsonaro não curte aliança Lula-Alckmin
Foto: Ricardo Stuckert
O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, comparou a um “cruzamento de porco espinho com capivara” uma eventual aliança do ex-governador paulista Geraldo Alckmin (sem partido, ex-PSDB) com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“São dois grandes homens públicos, mas que têm trajetórias de vida em linhas completamente diferentes. É igual o cruzamento do porco espinho com a capivara”, disse o ministro do governo Jair Bolsonaro (PL).
“Não vejo muita chance de sucesso eleitoral, que possa ter resultado na eleição”, completou Ciro, que já apoiou tanto Alckmin quanto Lula no passado. A declaração foi feita em live do jornal Valor Econômico, nesta terça-feira (21).
O titular da Casa Civil disse ainda que o Lula que está aparecendo hoje é uma “ilusão de ótica”. Segundo Ciro Nogueira, mais do que uma rejeição ao ex-presidente, há uma rejeição ao PT que será indissociável do candidato petista.
“O Lula que nós estamos vendo hoje é uma ilusão de ótica. Não é esse Lula que vai para campanha. Não é o Lula bonzinho, longe da Gleisi Hoffmann, do Zé Dirceu, dos Paloccis da vida, dos Vaccari da vida”, disse.
Há uma articulação no mundo político para que Alckmin possa ocupar a vice numa chapa com Lula. Eles tiveram um jantar no último domingo, em São Paulo, com a presença de parlamentares e dirigentes partidários de diferentes lados do espectro político.
Em seu discurso, Lula minimizou o passado de rivalidade com outros grupos políticos, em recado que pareceu talhado para os que lembram as trocas de farpas entre os dois.
Na última pesquisa Datafolha, o petista aparece com 48% de intenção de votos no primeiro turno, seguido de Bolsonaro, com 22%.
Entretanto, Ciro Nogueira afirma que nunca houve um presidente não reeleito na história do país, e aposta na recuperação econômica (mais emprego e menos inflação) no ano que vem para melhorar a posição de Bolsonaro nas pesquisas.
O Auxílio Brasil, por exemplo, será importante para isso. Segundo o ministro da Casa Civil, se dependesse dele, o benefício iria a R$ 1.000, mas isso só aumentaria a inflação e não seria sustentável. Por isso, defendeu que o sucessor do Bolsa Família continue nos R$ 400.
Ciro Nogueira disse que as eleições no Nordeste, sua região, serão muito duras e disputadas. Segundo o Datafolha, ex-presidente Lula tem mais de 60% de intenção de votos na região.
“Não vou dizer que o presidente Bolsonaro vai ganhar a eleição no Nordeste, não. É um cenário que eu gostaria muito, mas não é fácil. Mas que vai ser uma eleição bem disputada, não tenho dúvida.”
Ciro Nogueira diz que, de acordo com pesquisas a que teve acesso, as perspectivas de uma terceira via vingar são “completamente nulas”.
Ele defende que há dois extremos apenas, Lula e Bolsonaro, e ganhará a eleição quem for capaz de atrair o centro, hoje, segundo ele, mais próximo de apoiar Jair Bolsonaro. O que justificaria a aproximação do petista com o ex-tucano, disse o ministro.
Ainda que o PP tenha participado de governos petistas, Ciro Nogueira também apoiou Alckmin em 2018. O partido embarcou de vez no governo Bolsonaro neste ano, quando ele assumiu a Casa Civil com a promessa de atuar como “amortecedor”.
Nogueira se licenciou da presidência do PP, mas continua com forte influência nos rumos do partido, nos bastidores. Ele chegou a disputar a filiação do presidente Bolsonaro com o PL, mas Bolsonaro acabou optando pelo partido de Valdemar Costa Neto.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf