
Institutos de pesquisa dizem que Bolsonaro não vai se recuperar
Foto: Marcos Corrêa/PR/Arte CNN
Com índices de popularidade em baixa detectados nas últimas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) terá, de acordo com diretores do Datafolha e do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), muitas dificuldades para mudar sua avaliação até a disputa eleitoral de 2022.
Em seu último levantamento, o Datafolha apurou que 60% dos eleitores não votariam no atual presidente no primeiro turno da eleição de 2022; 53% classificaram seu governo como ruim ou péssimo. Os números do Ipespe são parecidos: 62% descartam dar o voto para Bolsonaro e 54% reprovam sua administração. Entre os entrevistados pelo instituto, 58% querem que o futuro presidente mude totalmente a forma de administração do país.
“O caminho é pedregoso, é uma situação mais complicada do que a de outros presidentes que buscaram a reeleição”, afirma Mauro Paulino, do Datafolha.
Para o cientista político Antonio Lavareda, diretor do Ipespe, uma recuperação de Bolsonaro é “tecnicamente possível”, mas difícil.
A situação delicada do presidente fica mais evidente quando comparada aos índices de reprovação de seus antecessores que, no exercício de um primeiro mandato, tentaram e conseguiram a reeleição. Perto de completarem três anos de governo, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) eram reprovados por, respectivamente, 20%, 29% e17% dos eleitores ouvidos pelo Datafolha.
Para Paulino e Lavareda ainda é cedo para dizer se programas sociais como o Auxílio Brasil terão força para virar o jogo.
O diretor-geral do Datafolha ressalta que o Bolsa Família, criado no primeiro governo Lula, foi decisivo para segurar a queda de popularidade do petista gerada pelo escândalo do mensalão.
Mas ele considera difícil que o fenômeno se repita em relação a Bolsonaro e frisa que a alta da inflação diminuiu o poder de compra dos R$ 400 mensais destinados pelo programa a famílias pobres. Lavareda diz que apenas no fim de março será possível avaliar a repercussão junto ao eleitor mais pobre do Auxílio Brasil e de programas como o vale-gás e o de ampliação do microcrédito.
A composição do eleitorado brasileiro demonstra a importância de iniciativas de caráter social. Paulino lembra que metade dos que irão às urnas têm renda familiar de até dois salários mínimos; dois terços vivem em casas onde a soma dos rendimentos alcança três salários mínimos.
E é entre os mais pobres que o ex-presidente Lula amplia sua vantagem sobre Bolsonaro. Na pesquisa Datafolha divulgada no último dia 16, o petista tinha, dependendo dos possíveis adversários, entre 48% e 47% das intenções de voto, contra 22% e 21% do atual presidente. Entre os eleitores mais pobres, a vantagem de Lula subia: entre 56% e 55% contra 16% e 15% de Bolsonaro.
Outros itens de pesquisas revelam que temas relacionados à saúde, ao bolso e ao estômago do eleitor – desemprego, inflação, pobreza, fome – têm tudo para, na eleição de 2022, jogar para parte inferior da tabela o tema do combate à corrupção, enredo onipresente e vitorioso na disputa presidencial de 2018.
Em março de 2016, pouco antes do afastamento de Dilma pela Câmara dos Deputados, 37% dos entrevistados afirmaram ao Datafolha que a corrupção era o principal problema do país, seguido da saúde (17%) e desemprego (14%). Os rumos da economia foram priorizados por 7% e a inflação tirava o sono de 3% dos entrevistados.
A última pesquisa do instituto revelou que, para os brasileiros, os principais problemas são saúde (24%), desemprego (14%), economia (12%), fome e miséria (8%) e inflação (7%). A corrupção caiu para uma espécie de Z4 da tabela, priorizada apenas por 4% dos ouvidos.
O discurso anticorrupção de Bolsonaro será ainda prejudicado, segundo os diretores dos institutos, pela realidade de quem agora é governo. Paulino ressalta que o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) tende a se apropriar desta bandeira, até por conta dos acordos políticos do presidente.
Lavareda frisa que, em 2022, Bolsonaro não poderá se apresentar como o antissistema, entrará “normalizado” na disputa, alvo de diversas acusações. Para ele, Moro é que exercerá o papel de “outsider”. O cientista político destaca que, nas eleições municipais de 2020, o eleitor rejeitou o discurso radical, que é uma das características do bolsonarismo.
O radicalismo ideológico também é descartado como fator decisivo em 2022 por Paulino. Segundo ele, a eleição não será uma disputa entre esquerda e direita, uma batalha que passa longe da maioria do eleitor, principalmente do mais pobres. “A questão principal é a luta pela sobrevivência, a questão é comida na mesa”, afirma.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf