Kassab pode dar dois palanques a Lula no Rio
Foto: Fábio Rossi / Agência O Globo
A piscada de Gilberto Kassab para Lula traz de volta ao jogo eleitoral um cenário que o prefeito do Rio, Eduardo Paes, sempre imaginou: o PSD deixaria de lado a candidatura de Rodrigo Pacheco para apoiar o petista logo no primeiro turno, reabrindo o debate sobre a corrida fluminense. Dentro deste prognóstico, ou o PT retiraria o apoio à candidatura de Marcelo Freixo (difícil, diante das últimas declarações de Lula em apoio ao socialista) ou seria criado um palanque duplo no estado, liderado por outro nome apoiado por Paes.
Dois cenários podem colocar o PSD, e não o PSB, como parceiro preferencial do PT no primeiro turno: Geraldo Alckmin ser o candidato a vice pelo partido de Kassab, hipótese que Lula indicou preferir, em conversa com interlocutores no fim do ano passado, no encontro do Grupo Prerrogativas; e a federação entre socialistas e petistas não sair do papel e melar de vez. Será a hora de Paes dar o bote para tentar convencer o PT a apoiar o seu nome — Felipe Santa Cruz, Rodrigo Neves ou André Ceciliano, que segue deixando circular a intenção na bolsa de apostas, mesmo tendo anunciado a pré-candidatura ao Senado.
A turma que deseja atrapalhar Freixo no Rio imagina um cenário parecido com 2014, quando o PT lançou o então senador Lindbergh Farias para o Palácio Guanabara. Lula praticamente o ignorou durante toda a campanha, em nome da aliança de oito anos com o MDB, de Sérgio Cabral, que acabou vitorioso com Luiz Fernando Pezão. O ex-presidente gravou apenas dois vídeos para Lindbergh e praticamente não fez agendas conjuntas com o petista durante dois meses.
Freixo não concorda que será o Lindbergh da vez. Primeiro, porque, ao contrário de hoje, a eleição há oito anos tinha outros dois pesos-pesados da base aliada de Dilma Rousseff, casos de Marcelo Crivella e Anthony Garotinho, segundo e terceiro colocados naquela disputa. Além disso, atualmente as pesquisas que estão nas suas mãos e nas de Cláudio Castro apontam que, cada vez mais, o eleitor de Lula no Rio é também o de Freixo, e o de Bolsonaro é o do governador. Em 2014, Lindbergh nunca colou o seu desempenho naqueles que consideravam o governo Dilma ótimo ou bom.
Enquanto as peças não se movem no tabuleiro, Paes brinca de ser esfinge junto com Kassab. No fim de semana, ao jornal Valor, conseguiu dizer em uma mesma entrevista que não descartava apoiar Lula, Pacheco, Ciro Gomes, Eduardo Leite, Paulo Hartung e João Doria para o Planalto. Afinal, o prefeito do Rio e o presidente do PSD estão em um beco sem saída ou têm o controle do jogo eleitoral? Freixo e seu entorno creem na primeira opção. Já Cláudio Castro, na segunda. “Há uma máxima em Brasília. Quando Kassab se joga do alto do décimo andar de um prédio, faça o mesmo, porque ele enxergou algo que ninguém viu”, tem dito o governador a interlocutores.
Assinatura
CARTA AO LEITOR
O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.
No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.
O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.
O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog
FORMAS DE DOAÇÃO
1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br
2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única
DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf
DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf