Vêm aí mais “bondades” eleitorais de Bolsonaro
Foto: Reprodução
A colunista do UOL Thaís Oyama afirmou, durante o videocast O Radar das Eleições, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deve divulgar um “pacote de bondades”, visando os eleitores mais pobres em sua candidatura à reeleição, entre hoje e quinta-feira (17).
Segundo apuração da colunista, o presidente irá fazer quatro anúncios. Confira abaixo quais serão eles:
Liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para quem quiser e for apto a receber, no valor de até R$ 1 mil reais;
Programa de microcrédito com empréstimos para os mais pobres que não têm conta em banco ou têm dificuldades em conseguir acessos bancários;
Antecipação do 13º para pensionistas e aposentados;
Ampliação do empréstimo consignado – com desconto direto na folha de pagamento – para aposentados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A colunista também explicou que, atualmente, em razão da pandemia, o empréstimo consignado estava limitado a 40%. O presidente deve aumentar essa porcentagem.
“É tudo para rechear a carteira daquilo que os representantes do governo estão chamando de ‘eldorado da eleição’ porque, oficialmente, esse pacote de medidas tem o objetivo de aquecer a economia, mas, internamente, eles dizem que a razão é a eleição”, explicou. Oyama ainda ressaltou que membros do governo reconhecem nos bastidores que essas medidas têm como objetivo atingir o público e, consequentemente, o eleitorado mais pobre.
“Eles [do governo] têm a certeza hoje de que as classes C- e D+ são, como eles dizem, a Kiev do governo, a tomada. A conquista dessas classes vai consolidar o avanço do governo nas pesquisas [eleitorais]. É esta a convicção deles”, declarou.
Por fim, a colunista disse ser provável que o anúncio das medidas ocorra mesmo na próxima quinta-feira (17), dia em que costuma ocorrer a live semanal do presidente nas redes sociais — usada com frequência pelo mandatário para anunciar as ações governamentais.
O videocast “O Radar Das Eleições” tem informações de bastidores, análises de candidatos e ponderações sobre as últimas pesquisas de intenção de voto.
Fabíola Cidral, Thaís Oyama, Kennedy Alencar e Carla Araújo participam do projeto, que é exibido ao vivo no Canal UOL, às 10h de terça-feira, e depois fica disponibilizado nas principais plataformas de podcast.