
Bolsonaro entrou antes no TikTok e é o mais forte na rede
Foto: Arte / O Globo
Políticos de direita e de esquerda têm desempenhos distintos no TikTok, rede social voltada para o compartilhamento de vídeos curtos e que deve ganhar espaço nas eleições deste ano. O primeiro grupo, do qual integra o presidente Jair Bolsonaro (PL), não só está mais presente na plataforma criada em 2016, que registra crescimento nos últimos anos, como acumula mais seguidores, visualizações e engajamento em seus vídeos, cenário que pode refletir um uso mais eficiente da linguagem e das funcionalidades e recursos da rede.
A conclusão é de uma pesquisa do Laboratório de Pesquisa em Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração (coLAB), vinculado à Universidade Federal Fluminense (UFF), que identificou 264 perfis de políticos ativos e analisou dados de 23.139 vídeos publicados por eles no TikTok, entre outubro de 2018 e março de 2022. Os dados não incluem, portanto, o perfil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que fez uma estreia tardia no TikTok no início do mês.
Os pesquisadores Viktor Chagas e Luiza de Mello Stefano identificaram quase duas vezes mais políticos de direita no TikTok que de esquerda, campo que também que tende a publicar menos: 61,5% da amostra está no espectro da direita, contra 34,9% na esquerda e 3,6% no centro. Considerando apenas o Legislativo Federal, os políticos de direita são 57,5%, contra 34,3% dos de esquerda.
Apenas 26 dos 32 partidos contam com representantes no TikTok mapeados pelo levantamento. O partido com maior número de políticos com contas ativas é o PT (47), que é seguido por União Brasil (28) e PL (27).
A plataforma é majoritariamente usada por jovens — 40% dos usuários têm entre 16 e 24 anos, segundo dados de 2019 da empresa de pesquisas de audiência Globalwebindex. Professor da UFF, Viktor Chagas chama atenção para as particularidades desse eleitorado, que está imerso em uma dinâmica de compartilhamento e linguagem digital diferente do que os políticos estão acostumados a explorar. A atuação dos jovens é central para fazer o conteúdo político circular nas redes. Uma das características do TikTok é que suas publicações se espalham também por outras plataformas, como o WhatsApp.
— Isso implica em um processo de renovação da linguagem e da comunicação, em desafios para os próprios candidatos, que são pouco acostumados a desenvolver uma linguagem com apelo maior para essa faixa da população, que costuma acessar, por exemplo, conteúdos mais curtos e que mimetizam com dublagens e paródias — diz Chagas.
Embora o PT lidere entre os partidos com presença no TikTok, a pesquisa aponta que os principais produtores de conteúdo são políticos da base de Bolsonaro. É justamente esse grupo que está no topo do ranking de perfis em seguidores e curtidas. Além de Bolsonaro, que aparece na primeira posição com 1 bilhão de curtidas no período, se destacam o deputado federal Tiririca (PL-SP), os deputados estaduais Bruno Engler (PL-MG) e Delegado Bruno Lima (PP-SP) e o filho do presidente, Renan Bolsonaro (S/ Partido). No campo da esquerda, a ex-deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) se destaca, na sexta posição em curtidas.
Os dados também mostram que a plataforma tem sido mais abastecida por conteúdos de políticos com atuação regional do que por políticos de projeção nacional. A direita publica mais conteúdos, com média de 86 vídeos contra 65 da esquerda, e aponta para uma tendência de alta em meio à disputa eleitoral. Outro destaque é que há um descolamento entre as bancadas dos partidos e sua presença no TikTok.
A análise chama atenção para a maior distribuição dos conteúdos de direita por meio do algoritmo de recomendação do TikTok. Um dos indícios está na lista de vídeos com maior número de visualizações. Neste grupo, nove entre os dez com maior impacto foram publicados pelo perfil de Tiririca, que costuma produzir esquetes de humor. O outro vídeo foi publicado por Bolsonaro e mostra uma outra pessoa parecida com o presidente fazendo uma coreografia, com a legenda “#não #sou #eu”. Já na esquerda o vídeo com maior número de visualizações, um deepfake de humor que apresenta a imagem de Bolsonaro, foi publicado por Carlos Zarattini e aparece em 40º lugar, com 4,4 milhões de visualizações.
Não é possível afirmar se os perfis são beneficiados pelos mecanismos de recomendação da plataforma ou se eles próprios investem em conteúdos que garantam maior repercussão. Na avaliação de Viktor Chagas, a maior recomendação de vídeo pode passar por uma produção de conteúdo da direita mais afinada à “gramática” da rede. Uma de suas características é a mistura entre política e entretenimento nos conteúdos.
— Tem a ver com o formato. A gente vê com facilidade quando um conteúdo é produzido de maneira nativa para o TikTok. Há ainda fatores que dizem respeito ao uso de efeitos, filtros, funcionalidades da plataforma, o uso de dinâmica de enquete para falar com seguidores, que são próprios da plataforma, além da linguagem que a comunidade consagrou. Há um uso mais intenso por perfis políticos de direita de conteúdos que se afinam com essa linguagem — acrescenta.
Veja as diferenças entre os campos, segundo a pesquisa
Esquerda
Políticos de esquerda tendem a publicar menos no TikTok do que políticos de centro e de direita.
Políticos de esquerda tendem a ter um número inferior de seguidores e baixos índices de engajamento, se comparados aos políticos de direita.
Políticos de esquerda tendem a receber menor quantidade de visualizações nos conteúdos publicados por eles.
Políticos de esquerda tendem a valorizar mais conteúdos de natureza estritamente política, ao passo que políticos de direita fazem uso de uma retórica mais voltada para o entretenimento e o humor, desviando-se frequentemente de pautas públicas.
Direita
Há quase duas vezes mais políticos de direita no TikTok em relação ao número de políticos de esquerda.
Políticos de direita tendem a utilizar mais trilhas sonoras para dublagens e aproveitar melhor as funcionalidades e recursos da plataforma para alcançar maior alcance e engajamento.
Políticos de direita tendem estatisticamente a acumular mais seguidores e a receber mais curtidas em seus vídeos, ao passo que políticos de esquerda sofrem uma tendência inversa.
Políticos de direita não parecem fazer muito investimento para receber mais curtidas em seus conteúdos. Por outro lado, eles costumam acumular um número bastante superior de visualizações, o que pode sugerir um papel ativo da filtragem algorítmica e do sistema de recomendações do TikTok ao indicar tais conteúdo aos usuários.