Salvador terá transporte gratuito para eleitores

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Salvador é mais uma cidade que terá transporte público liberado durante o domingo de eleição. A medida foi anunciada pelo prefeito da capital baiana, Bruno Reis, nesta sexta-feira (30), durante coletiva de apresentação do início da operação teste do BRT, que aconteceu na Estação Parque da Cidade, no Itaigara. A gratuidade será das 6h às 20h.

 

Além de Salvador, cidades como Rio de Janeiro, Niterói e Fortaleza também aderiram à iniciativa. Porto Alegre, por sua vez, chegou a ter a gratuidade suspensa depois de uma sanção do próprio prefeito, Sebastião Melo (MDB), mas o político voltou atrás na decisão após ser duramente criticado. Caso o decreto fosse aprovado, seria a primeira vez em quase três décadas que não haveria passe livre nos ônibus da capital gaúcha.

Nesta sexta-feira (20), o prefeito Eduardo Paes voltou a falar sobre a gratuidade no Rio. “Anunciei ontem que não vai haver cobrança do preço de passagens nos ônibus municipais e no BRT, das 6h às 20h. A democracia se constrói quando você sai da sua casa e vai até a urna expressar o seu desejo e a esperança de um futuro melhor”, disse o governante.

 

Em Fortaleza, José Sarto (PDT) disse que o presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Henrique (PDT), convocaria uma sessão extraordinária nesta sexta-feira (30) para os vereadores votarem a matéria em regime de urgência. “Tudo isso para assegurar a participação democrática de todos nestas eleições, especialmente de quem depende do transporte público na nossa Cidade”, afirmou o prefeito no Twitter.

Já em Niterói, o prefeito Axel Grael (DPT) anunciou que não será cobrado passagem dos transportes, também no período de 6h às 20h. No entanto, diferente do que foi proposto por Eduardo Paes, em Niterói será necessário apresentar o título de eleitor para embarque.

O Globo