Boulos já é o candidato do PT a Prefeito de SP
O PT vai confirmar o apoio à pré-candidatura do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo em um evento no próximo sábado (5), apesar da oposição de uma ala da legenda.
O que aconteceu
A decisão será sacramentada em congresso partidário, segundo apurou o UOL. O diretório municipal do PT São Paulo realiza o 5° Congresso dos Zonais com 37 representantes de todas as regiões da cidade na sexta (4) e no sábado, em um sindicato no bairro da Liberdade, na região central de São Paulo. O partido realizou reuniões ao longo do mês na cidade para debater o tema.
Participação de Boulos no evento está prevista para a tarde de sábado, para o anúncio da aliança. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, também são esperados. A “tática eleitoral” para 2024 será um dos temas debatidos.
O apoio do PT a Boulos foi lançado pelo presidente Lula em 2022. Pré-candidato ao governo de São Paulo nas eleições do ano passado, o psolista desistiu de concorrer para apoiar a candidatura de Haddad ao posto e se lançou à Câmara, sendo eleito com mais de um milhão de votos. Em troca, ficou acordado que o PT não lançaria candidato próprio à prefeitura de São Paulo no ano que vem e o PT o apoiaria.
Apoio divide petistas
Nome de Boulos enfrenta resistências no PT. Grupos no partido defendem uma candidatura própria — caso da família Tatto e aliados — e temem perder espaço na Câmara Municipal, que hoje conta com oito representantes.
O deputado Jilmar Tatto (SP) classificou a decisão de apoiar Boulos como um “erro”. Ele argumentou que a base da legenda não foi ouvida e está “consternada”. No início do ano, ao rebater uma fala de Tatto sobre o assunto, Gleisi disse que as tratativas foram “bem divulgadas e ninguém questionou”.
Defendia [candidatura própria], o PT é o maior partido do país, tem a maior bancada de vereadores. Mas como teve o acordo feito pela Gleisi, acordo se cumpre. Boa sorte. Não vou arrumar encrenca. Vamos de Boulos.
UOL