Lula já está no Brasil e sem compromissos oficiais
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Agência O Globo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornou ao Brasil na manhã desta quinta-feira, após passar os últimos dias em Nova York (EUA), onde esteve por conta da Assembleia Geral das Nações Unidas. A volta do presidente foi antecipada em relação ao que estava previsto.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), Lula desembarcou no país por volta das 7h e foi diretamente para o Palácio da Alvorada, residência oficial, e deve permanecer por lá durante todo o dia. Até o momento, não há previsão de agenda com ministros ou auxiliares.
Nos Estados Unidos, Lula discursou na abertura da Assembleia da ONU, reuniu-se com o presidente norte-americado, Joe Biden, e com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
O presidente vem sofrendo com dores por conta de uma artrose na cabeça do fêmur, fato que o levará a ser operado no dia 29 de setembro. Nos bastidores, o petista tem reclamado sucessivamente que os incômodos no quadril estão atrapalhando suas atividades. O procedimento médico foi confirmado pelo próprio Lula há algumas semanas. Ele disse que o problema é antigo, mas se queixou de piora da dor nos últimos tempos.
De acordo com a “Agência Brasil”, a cirurgia a que Lula será submetido, chamada artroplastia do quadril, substitui a articulação do quadril “doente” por uma articulação artificial, conhecida como prótese. Na prática, a articulação desgastada é substituída por componentes metálicos e plásticos, compondo um novo quadril.
Por conta disso, após a cirurgia, o paciente pode precisar utilizar muletas ou um andador, além de realizar exercícios específicos de fisioterapia, a serem repetidos de hora em hora para que os movimentos do quadril sejam reformados.